Menu

Minas Santa 2024: Governo de Minas divulga projeto turístico com ações em 600 cidades

Com a presença do Prefeito de Ouro Preto e do Vice- Prefeito de Mariana, Romeu Zema divulgou programação até o Domingo de Páscoa
19/02/2024 às 21:24
Tempo de leitura
4 min
Foto: Marco Evangelista / Agência MG
Foto: Marco Evangelista / Agência MG

A solenidade de lançamento do Projeto Turístico Minas Santa aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) no Santuário da Basílica de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O programa que visa promover as atividades religiosas durante a Semana Santa foi realizada pelo governador Romeu Zema (NOVO) e o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

O programa contará com cerca de 600 municípios onde o principal objetivo é reforçar o protagonismo de Minas Gerais como como o principal destino turístico do país durante as festividades religiosas, com protagonismo à diversas expressões culturais e religiosas, valorizando o patrimônio cultural material e imaterial do estado.

O governador Romeu Zema ressaltou a vocação religiosa do estado e que, o Minas Santa chega para consolidar Minas Gerais como o principal destino do turismo religioso no Brasil.

O que nós queremos é mostrar para o mundo que o turismo religioso em Minas tem atrações que muits vezes as pessoas não conhecem e nem sabem a dimensão. Espero que nesta Semana Santa tenhamos um grande número de turistas aqui, reiterando essa hospitalidade, nossas belezas, a fim de reforçarmos o sucesso que é o turismo em Minas

Romeu Zema, Governador do Estado de Minas Gerais

Para o secretário de cultura, a realização do projeto por mais um ano é fundamental para o desenvolvimento do turismo e da economia mineira.

Minas tem uma especificidade muito grande no que se refere ao turismo da fé, e a Semana Santa e a Semana da Inconfidência foram os dois fatores que fizeam com que o nosso turismo superasse esse recorde histórico, crescendo 720% acima da média nacional em 2023.

Leônidas de Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo

De acordo com a Secult-MG, 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer bens religiosos e locais de riqueza histórico-cultural, como Ouro Preto e Mariana, o que pode geraruma movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões por ano ao estado de Minas Gerais.

Cristiano Vilas Boas e Angelo Osvaldo marcaram presença na solenidade nesta Segunda-Feira (19). Foto: Sofia Trotta

Programação

O Minas Santa terá programação até o domingo de Páscoa (31/3), que contará com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), além do apoio de grandes representações religiosas como a Reitoria do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Além da promoção turística, serão realizadas ações de salvaguarda e proteção das celebrações e ritos da Quaresma e da Semana Santa do estado, por meio do Iepha-MG. Além do mais, a Faop realizará ministrações de oficinas de confecção de tapetes devocionais em Ouro Preto, Paracatu e Belo Horizonte.

O programa Minas Santa ainda contará com eventos em diversas rotas do estado como o Caminho da Luz, Caminho da Fé, Caminho Nos Passos de Dom Viçoso, Caminho das Capelas, Caminhos Franciscanos e o Caminho Religioso da Estrada Real.

Diversidade Religiosa

O Minas Santa realizará o mapeamento de congressos, retiros e shows tanto da comunidade evangélica quando das expressões religiosas de matriz africana, o que celebra um marco para todo o estado de Minas Gerais.

A presençã das religiões de Matriz Africana foi comemorada pela Macota Janete, do quilombo Pena Branca:

Para mim é uma alegria muito grande ter a nossa fé contemplada pelo Minas Santa, um sentimento de realização de trazer para todo mundo o que temos de mais sagrado, que são nossa crença e nossos ritos

Macota Janete, do Quilombo Pena Branca
COMENTÁRIOS