Menu

Engenheira mineira escreve primeiro livro no Instagram do mundo

28/08/2019 às 10:00
Tempo de leitura
2 min

Isa Gama, uma jovem engenheira mineira, de Três Corações, no sul do estado, criou uma nova forma de leitura com o intuito de incentivar o ato de ler, e, de quebra, contar suas aventuras e aprendizados em viagens por mais de 20 países. O livro “Você Ousa Sonhar?” foi divulgado no Instagram em junho e pode ser lido na íntegra pela legenda das fotos apenas rolando o feed para baixo.

View this post on Instagram

Isa… O que falar sobre uma personagem sui generis sem recorrer à clichês tautológicos? Eu poderia começar esse prefácio mediante oposições dialógicas tais como “ela possui a força feminista sem jamais perder sua feminilidade”, “iconoclasta, porém sensível” e por aí vai como ocorre em diversas outras introduções. Isto, além de reducionista, é demasiado senso comum ao meu paladar. E, caros leitores, senso comum é algo que definitivamente a autora não é. Em um mundo de dicotomias, todos os sonhos são ambivalentes. Todos ousam sonhar em seus devaneios. A Isa, para além, corre atrás dos seus. Com uma força que deveras me impressionou.

A post shared by VOCÊ OUSA SONHAR? (@voceousasonhar) on

O livro conta, além das histórias de viagens, como foi morar e empreender na Tailândia – começando um negócio com apenas um celular, um caderninho e uma caneta e chegando a atingir a marca de mais de 4.000 clientes –, o processo de autoconhecimento e desenvolvimento da espiritualidade, a busca pelo namoro ideal, sua aceitação em uma carreira como multipotencial e aprendizados sobre várias questões da humanidade onde ela arrisca dizer: “Seria um sonho se eu ganhasse um Prêmio Nobel da Paz desenvolvendo uma teoria assim”.

A narrativa é construída mostrando também as dificuldades e barreiras para se realizar os sonhos e como elas foram superadas. Ela compartilha seus medos, erros e se coloca vulnerável. De maneira sincera e transparente, o livro tem agradado aos leitores que já o adquiriram nas versões física e e-book. A jovem agora se diz especialista em transformar problemas em oportunidades.

“Você ousa sonhar? é um livro de memórias. E as memórias de Isa revelam todas as falhas que uma mulher pode ter diante suas dúvidas, entretanto sem jamais perder a força cinética da potencial renovação. Evidentemente, por detrás de cada memória há uma mensagem, um devir, uma espécie de premonição característicos de personalidades irreverentes. Vale salientar, o anúncio do que está por vir não é necessariamente o esperado”, diz uma parte do prefácio.

O projeto foi todo criado por Isa. Ela escreveu, editou, revisou, diagramou, registrou, fez a capa, orçou e imprimiu o livro. Ela também fez o design todo do livro e as ilustrações para postar o conteúdo no Instagram, por meio da legenda das fotos. A intenção é, dessa maneira, incentivar a leitura e mostrar que é possível realizar sonhos.

A versão em e-book ou em papel, você pode encontrar no site.

COMENTÁRIOS