Em Itabirito, geração de emprego tem números positivos em quase todos os setores

PUBLICADO EM:

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos (CAGED), do Ministério do Trabalho, a cidade de Itabirito registrou um número positivo na geração de emprego em quase todos os setores no período de janeiro a setembro de 2019.

Apesar do número de demissões e admissões não variarem muito, a cidade apresenta 11.256 empregos formais. Assim, neste ano, foram contratados 4.558 profissionais e demitidos 3.287, criando um saldo positivo na geração de empregos, de 1.271.

Em Itabirito, geração de emprego tem números positivos em quase todos os setores
Porcentagem de admissões e demissões em Itabirito, no ano de 2019, segundo dados do CAGED – Crédito da imagem: Reprodução/CAGED

Entre todos os setores analisados, os de extrativa mineral, industria de transformação, serviço industrial, administração pública e agropecuária apresentam um saldo positivo na geração de empregos. Entretanto, os setores de comércio e administração pública apresentam número maiores de demissão do que de admissão.

O setor de extrativa mineral já criou 2.378 postos de trabalho, totalizando 61,42% de admissões entre janeiro e setembro deste ano. Ficando assim, próximo ao setor de industria de transformação, em que o mesmo obteve geração de emprego referente a 61,90% do total.

Em análise, o comércio varejista de Itabirito gerou 813 demissões e 723 admissões de janeiro a setembro. Já o comércio atacadista realizou 14 demissões e 10 admissões, totalizando 58,33% do total em desligamentos.

O setor de administração pública gerou 55,56% de demissões, mais que metade do número de admissões. Sendo contabilizados 5 desligamentos e 4 admissões no período analisado.

Outras cidades

Em Conselheiro Lafaiete, os índices de admissões e desligamentos são próximos, mas positivos. Ao todo, são 18.055 empregos formais na cidade em 2019. Em Ouro Preto, a situação de empregos não é muito positiva. A cidade vive um déficit de 14 vagas de empregos formais em 2019. O número de admissões nesse período é de 2.994, já o de demissões, 3.008. Para conferir a matéria completa sobre essas cidades, basta clicar no nome delas.

Comentários

RELACIONADOS

Comentários