Menu

Economia de combustível: pequenas alterações podem fazer a diferença

20/04/2019 às 22:07
Tempo de leitura
2 min

Ele se tornou um produto essencial na vida dos brasileiros e movimenta a economia do país: estamos falando do combustível para automóveis. As frotas circulam diariamente pelas ruas de todo o país. Condutores das grandes metrópoles já usam o sistema de “Carona Compartilhada”, na busca de solucionar o problema de excesso de carros e redução de gastos com o veículo o principal.

A indústria dos carros investe na eficiência e em tecnologia, e em contrapartida, o preço do etanol, diesel e gasolina só aumenta, e pode dificultar na hora de fechar as contas do mês.

O carro 100% elétrico já é uma realidade no mercado automobilístico, porém, no Brasil, há indícios de que ele chegue com o valor ainda inacessível para a maioria dos condutores.

Pequenas mudanças na rotina contribuem no fechamento do balanço mensal , separamos algumas dica que podem ajudar a economizar:

– Dirija com a rotação do motor baixa, além de economizar combustível, aumenta a vita útil do motor;
– Tire o pé do acelerador ao avistar semáforo fechado;
– Pise suavemente no acelerador;
– Evite paradas de tempo curto;
– Defina os roteiros antes de sair;
– Em descidas, pode tirar os pés (sem colocar no ponto morto);
– Acessórios dispensáveis devem ser evitados ( principalmente os externos);
– Evite excesso de peso;
– Realize manutenção periodicamente e
– Só abasteça em posto de combustível de confiança, produtos de má qualidade influenciam não apenas na duração como na saúde das peças do seu carro.

Pessoas que utilizam o carro para trabalhar todos os dias devem optar por modelos mais econômicos, de motor 1.0, por exemplo.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:30