Menu

Quem é Dua Lipa, a cantora britânica queridinha de Manu Gavassi?

23/04/2020 às 13:18
Tempo de leitura
9 min

Na edição desta quarta-feira (22) do Big Brother Brasil, os brothers foram presentados com um show virtual da cantora britânica Dua Lipa, especialmente Manu Gavassi ficou em êxtase com a surpresa e visivelmente emocionada.

De certa forma, Manu ajudou a impulsionar a carreira de Dua Lipa no Brasil fazendo coreografias com a música “Don’t start now”. A estrela da música POP até compartilhou em sua conta no Twitter um vídeo de Manu fazendo a coreografia.

Mas, quem é Dua Lipa?

A cantora e compositora Dua Lipa é uma das sensações musicais mais promissoras da atualidade. Em particular com seu hit “New Rules” e o extraordinário videoclipe, ela causou sensação e atualmente está se preparando para defender seu status de nova estrela da música mundial. Um bom motivo para conhecer a história de sucesso da jovem artista até agora.

YouTube video

A música está no sangue da família

Quando você ouve o nome incomum da cantora britânica, provavelmente pensa em um nome de artista sofisticado. De fato, a jovem nasceu em Londres em 1995, exatamente com esse nome… “Dua” é uma palavra de origem albanesa que significa “amor”. Sua família vem de Pristina, capital e maior cidade do Kosovo, onde seu pai era um músico antes dela nascer. Mais tarde, a família se mudou para o Reino Unido, onde Dua passou a maior parte de sua infância. O talento musical da cantora praticamente nasceu em seu berço. Portanto, não é de surpreender que, durante sua educação escolar em Londres, ela tenha frequentado a renomada Sylvia Young Theatre School, onde conseguiu desenvolver ainda mais seu talento artístico.

Mais tarde, sua família resolveu voltar para o Kosovo e ela então decidiu voltar para Londres sozinha aos 15 anos. Um passo ousado para a estrela, especialmente porque ela teve que fazer seu nome na metrópole para realmente se tornar conhecida e começar como cantora. Portanto, ela inicialmente lutou com empregos como modelo e trabalhou temporariamente em um clube da cidade. Dessa forma, conseguiu entrar em contato com o cantor britânico Marlon Roudette, que praticamente havia descoberto seu talento musical na época e a promovido ainda mais. O conhecido compositor britânico apoiou sua carreira musical e publicou algumas de suas primeiras demos online no SoundCloud. Então, a carreira de Dua Lipa lentamente tomou forma.

A um passo do sucesso

As primeiras demos de Dua Lipa ajudaram a chamar a atenção de alguns produtores conhecidos. Então, o time de produtores da cantora americana Lana Del Rey tomou conhecimento delas e eles decidiram contratar Dua. Vários produtores americanos cuidaram da conclusão de seu primeiro álbum. A música “New Love” foi lançada como o primeiro single em 2015. No final do ano, seu primeiro grande sucesso “Be the One” seguiu, com o qual ela alcançou seu primeiro gráfico. A música se estabeleceu nas paradas mundiais e vendeu cerca de meio milhão de cópias até o final de 2016.

YouTube video

Outros lançamentos em single do álbum de estreia inédito também causaram sensação. Dua Lipa continuou o sucesso de “Be the One”, com os hits “Hotter than Hell” e “Blow your Mind”. “Blow your Mind” até lhe trouxe um primeiro grande sucesso no exterior e fez Dua famosa da noite para o dia na América do Sul e do Norte.

A dissociação adicional de seu álbum de estreia “Dua Lipa” também se tornou um verdadeiro sucesso. Porque com o “New Rules”, a cantora foi capaz de acompanhar os sucessos dos últimos hits. A música se tornou um verdadeiro sucesso nas paradas internacionais em 2017.

O futuro

Quem pensa que a jovem estrela está descansando nos louros dos últimos anos está errado. A cantora continua nos presenteando com sua voz melódica e extraordinária e suas músicas incríveis. O lançamento de seu álbum de estreia abriu espaço para o seu segundo álbum de estúdio, o “Future Nostalgia”, lançado em 27 de março de 2020 e que já alcançou o sucesso do álbum anterior. Pode-se dizer que Dua Lipa está “carregando o POP nas costas”.

Future Nostalgia: análise

Não se engane, este é um chamado para dançar em um momento em que a dança é mais que necessária – um verdadeiro chamado à liberdade. O segundo álbum de Dua Lipa oferece mais de uma oportunidade para esquecer as realidades mais difíceis de 2020. Mesmo sem a ameaça de uma pandemia que está confinando o mundo, o “Future Nostalgia” ainda teria sido a perfeição para seu gênero. Enquanto seus colegas estão inundando as plataformas de streaming com um ritmo meio sombrio, Dua cativou todos com músicas como “Don’t Start Now” e “Physical”. O álbum está disponível em todas as plataformas de streaming.

Confira a análise do álbum faixa por faixa:

FUTURE NOSTALGIA (Nostalgia futura)

“Eu sei que você não está acostumado com uma mulher alfa (Não mesmo, não mesmo).”

A faixa-título é a música com o som mais experimental. Produzido por Jeff Bhasker, apresenta um ambiente sonoro descolado. Isso estabelece as bases para os textos descarados de Dua. “Eu sei que você está morrendo de vontade de tentar me entender. Meu nome está na ponta da língua, continue tagarelando. Você quer a receita, mas não consegue o meu som ”, canta Dua antes de se chamar uma mulher alfa.

YouTube video

DON’T START NOW (Não Comece Agora)

“Então segui em frente, é assustador, eu não estou onde você me deixou, então…”

A música está meio que enraizada no passado e no presente. Sua alegre declaração de independência foi classificada como a melhor música de 2019 por muitas revistas do segmento.

YouTube video

COOL (Legal)

“Acho que nunca tive um amor assim, me atingiu mais forte do que eu jamais esperei…”

Gwen Stefani e Dua Lipa têm algo em comum. As duas divas pop produziram uma música chamada “Cool”. Enquanto Gwen fala sobre o fim de um relacionamento, Dua fala sobre a fase inicial de um relacionamento, sobre se apaixonar. E os textos extravagantes (feitos com a ajuda de Tove Lo) pintam uma bela imagem de uma história de amor de verão que acaba de começar.

PHYSICAL (Físico)

“Amor comum não é para nós, nós criamos algo fenomenal. Não concorda?”

O reflexo dos anos 80 é um hino trêmulo que funciona graças a uma referência inteligente ao clássico homônimo de Olivia Newton-John. Quanto à produção, o trabalho de Jason Evigan e KOZ fornece uma tempestade tropical ao som do Physical.

LEVITATING (Levitando)

“Se você quiser fugir comigo, eu conheço uma Galáxia e posso te levar para dar uma volta…”

O próximo nesta lista é “Levitating”, uma doce canção de amor. “Você, luar, você é minha luz das estrelas, eu preciso de você, a noite toda. Vamos, dance comigo!”, diz Dua no refrão.

PRETTY PLEASE (Por Favorzinho)

“Odeio quando você me deixa sozinha, porque eu sinto sua falta e preciso do seu amor…”

Com sua voz gutural, Dua pede para ficar sozinha com seu parceiro após um momento emocionalmente tenso. “Sei que pareço um pouco estressada, mas você está aqui agora, e isso está me excitando. Quero sentir um tipo diferente de tensão…”, canta Dua Lipa.

HALLUCINATE (Alucinar)

“Eu alucino, quando você chama o meu nome, fico com estrelas nos meus olhos…”

Esta é uma deliciosa canção. O refrão leva muito e tenho certeza de que ficará muito famoso assim que as boates reabrirem. Até então, as batidas eletrificadas poderão embalar seus exercícios físicos em casa.

LOVE AGAIN (Amar novamente)

“Nunca pensei que encontraria uma saída. Nunca pensei que escutaria meu coração bater tão alto. Não consigo mais acreditar que restou algo no meu peito, mas, caramba, você me deixou apaixonada novamente…”

Love Again é um testemunho triunfante de sua fé no amor, que foi abalada, mas se recusa a ser extinta. “Me mostre, seu paraíso está bem aqui, amor. Me toque, então saberei que não estou louca”, grita Dua antes de se aquecer no refrão. Esse momento de vulnerabilidade contrasta fortemente com o excesso de confiança mostrado em “Don’t Start Now”.

BREAK MY HEART (Partir meu coração)

“Eu sempre fui aquela que diz o primeiro adeus. Tive que amar e perder um milhão de vezes. Tive que errar só para saber o que eu gosto”.

Nenhuma outra música do Future Nostalgia foi criada com o objetivo de deixar suas lágrimas caírem na pista de dança. Break My Heart fará isso, também graças ao sample de “Need You Tonight” do INXS. Este jogo de inspiração retrô é sobre o risco de se apaixonar.

YouTube video

GOOD IN BAD (Bom na cama)

“Sim, vamos chegar ao ponto, sim. Você ama me decepcionar, não? Você me diz o que eu quero, mas não há continuação. Você não continua, não. Mas se você ao menos me conhecesse do jeito que você conhece meu corpo, amor, então eu acho que talvez pudéssemos provavelmente analisar isso”.

Good In Bed é atrevida como o título e essa parte do texto sugere exatamente o que você pode ler acima. Aqui Dua descreve um relacionamento em que nada cria amor, exceto a cama. Ela e seu parceiro podem não se dar bem, mas eles estão fazendo sexo de verdade.

BOYS WILL BE BOYS (Garotos serão garotos)

“Não é engraçado como rimos para esconder nosso medo?”

Embora a maior parte do álbum seja focada em relacionamentos individuais, a Future Nostalgia termina ao abordar uma questão social com “Boys Will Be Boys”. Dua fala sobre desigualdades sexuais na sociedade de hoje.

COMENTÁRIOS