Menu

Detran-MG: sistema de reconhecimento facial é adotado para evitar fraudes

07/11/2019 às 23:30
Tempo de leitura
2 min

O Detran de Minas Gerais implantou, no dia 21 de outubro, uma novidade para os motoristas. Para diminuir o número de fraudes como estelionato, clonagem ou falsificação no processo de emissão de carteira de habilitação (CNH), o departamento começou a utilizar o sistema de reconhecimento facial dos motoristas. Com menos de 20 dias de implantação, o novo sistema já detectou possíveis estelionatos.

A medida, implantada pelo Detran teve apoio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A ferramenta permite que uma fotografia coletada nas clínicas médicas e psicológicas credenciadas, seja comparada a imagens disponíveis no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), com ajuda de traços da face humana.

Segundo a delegada Flávia Portes, o reconhecimento da face vai levar em consideração os tratos permanentes e a identificação para novos documentos deve ser renovada a cada dois anos.

Além disso, a Denatran espera que até o mês de novembro todos os Detrans do Brasil tenham o novo sistema de reconhecimento implantado.

Detran-MG: sistema de reconhecimento facial é adotado para evitar fraudes

Crédito da foto: Divulgação/ Detran-MG / N/A

O motorista tem sua biometria coletada pelo Detran e, logo em seguida, os registros são encaminhados para o banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Caso a pessoa seja solicitada a emitir um novo documento, como segunda via, por exemplo, ele será submetida a uma nova coleta de fotografia e assim o sistema irá reconhecer se há familiaridade com a imagem cadastrada no banco nacional.

Se a similaridade for acima de 93%, a emissão do documento é feita de forma automática. Caso contrário, a validação deverá ser feita manualmente por um servidor do Detran. Apenas após a checagem, a CNH pode ser emitida.

Pelo sistema priorizar fotos atualizadas, as imagens com mais de dois anos devem ser feitas novamente ao solicitar a emissão de um novo documento.

Para solicitação, basta buscar o Detran de Minas Gerais ou qualquer clínica médica credenciada e solicitar a coleta gratuita.

Leia também: Cerca de 2,5 milhões de veículos tem pendências no licenciamento 2019, segundo Detran-MG

COMENTÁRIOS