Menu

Conheça os detalhes por trás da abertura da novela ‘A Favorita’, disponível no Globoplay

26/05/2020 às 21:57
Tempo de leitura
3 min

Na última segunda-feira (25), a novela “A Favorita” foi disponibilizada no catálogo da Globoplay, plataforma de streaming da Globo. E o primeiro capítulo está liberado para quem não é assinante.

A novela foi um grande sucesso de João Emanuel Carneiro em sua estreia no horário das 21h00 no ano de 2008, após emplacar duas tramas de sucesso no horário das 19h00: “Da Cor do Pecado” (2004) e “Cobras & Lagartos” (2006). O folhetim tem como enredo central a rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), antigas parceiras da dupla sertaneja Faísca e Espoleta.

Num enredo de amor e vingança com mistério, paixão e traição, duas mulheres lutam para provar a veracidade de duas versões que surgem de uma mesma história e uma pergunta: quem está dizendo a verdade?

Flora é condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatela, sua melhor amiga. Ao sair da prisão, ela lutará para provar sua inocência, acusando sua ex-amiga do crime pelo qual ela deveria ter pago.

Donatela, por sua vez, criou Lara (Mariana Ximenes), a filha que Flora teve com seu falecido marido e único herdeiro de um império empresarial.

Depois do instigante enredo de Flora e Donatela, o ponto alto da novela é a sua abertura que na época causou frisson nos telespectadores. O tema de abertura é a música “Pa’ Baillar”, da banda de tango eletrônico uruguaia-argentina Bajofondo.

Em um minuto de vídeo, as imagens da abertura mostram o resumo de todo o enredo (ideia do próprio autor) ao som do maravilhoso tango. As ilustrações são uma releitura dos cartazes dos filmes das décadas de 40 e 50.

Veja em detalhes:

Flora e Donatela ainda meninas brincando num campo e já adultas cantando juntas

Marcelo entre Flora e Donatela e a pequena Lara nos braços de Flora

Flora atirando no amante e presa pelo crime, enquanto Donatela dança com Lara

Lara, agora adulta, dividida entre as duas mães

De acordo com o site Memória Globo, “A Favorita” ganhou dois prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) relativos ao ano de 2008: o de melhor autor, para João Emanuel Carneiro, e o de melhor atriz, para Patrícia Pillar.

Bajofondo

Bajofondo é um grupo composto por oito músicos argentinos e uruguaios, que visa criar uma versão mais contemporânea do tango – um dos pioneiros. Foi fundado no início dos anos 2000 como um experimento em estúdio, que culminou no bem-sucedido álbum “Bajofondo Tango Club”.

Relembre a abertura da novela A Favorita:

YouTube video

Assista ao clipe de Bajofondo para a canção:

YouTube video