The news is by your side.

Deslizamentos de terra em rua de Ouro Preto; trânsito é liberado

Na tarde da última sexta-feira (24), em dois pontos da rua Padre Rolim, bairro São Cristóvão, em Ouro Preto (MG), houve deslizamentos de terra e a rua precisou ser interditada.

Em um dos pontos, próximo à Primeira Igreja Batista de Ouro Preto, a terra deslizou formando uma cratera na parede de terra. A área está com cones de interdição, porém o tráfego de veículos e pedestres segue dentro da normalidade. A reportagem do portal Mais Minas foi ao local e apurou que, embora o trânsito tenha sido liberado, os equipamentos usados pela Defesa Civil para a interdição continuam às margens da rua.

Sinalização de trânsito.
Crédito da foto: Elis Bohrer/Mais Minas

Já no segundo ponto,  houve dois pequenos deslizamentos de terra próximos um do outro, no entanto, eles foram suficientes para espalhar lama no asfalto.

Ruas com lamas em Ouro Preto.
Crédito da foto: Elis Bohrer/Mais Minas

Não é a primeira vez que acontece deslizamentos de terra nesse lado da rua Padre Rolim. Em 2012, um grande montante de terra deslizou atingindo o Terminal Rodoviário da cidade, onde também soterrou e matou dois taxistas. Em 2018, na mesma rua, dois carros foram atingidos pela terra e famílias foram retiradas de suas residências, neste episódio felizmente não houve vítimas.

Deslisamento Rua Padre Rolim.
Crédito da foto: Mais Minas

Confira a lista dos locais onde houve deslizamentos de terra em Ouro Preto:

Campinho do Castelo dos Nobres – Antônio Dias
Rua Nossa Senhora dos Prazeres – Morro da Queimada
Avenida Lima Júnior – Volta dos Ventos
Ponte do Campo do Progresso – Cachoeira do Campo
Rua Padre Rolim – São Cristóvão
Rua do Pinheiro – Morro São Sebastião
Santa Cruz
Pilar
Rua Pandiá Calógeras – Ladeira do Gambá
Eliza Gramigna Ferrari – Água Limpa

Segundo o aplicativo da Defesa Civil, em Ouro Preto há centenas de pontos de risco, conforme consta na imagem abaixo, onde as áreas coloridas de laranja são de risco, confira:

Áreas de risco em Ouro Preto.
Crédito da foto: reprodução/Defesa Civil

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Ouro Preto agora faz 23ºC. A previsão é de pancadas de chuvas. Há 40% de probabilidade de chuva. O alerta para o acumulado de chuva em Ouro Preto está na cor laranja. A previsão é de que a cidade receba de 50 a 100 mm de chuva. Há riscos de deslizamentos de encosta e transbordamento de rios.

pequenos deslizamentos de terra em Ouro Preto.
Crédito da foto: Elis Bohrer/Mais Minas