Menu

Dengue: Belo Horizonte registra primeira morte pela doença este ano

28/07/2020 às 21:31
Tempo de leitura
3 min

Foi divulgado no último boletim epidemiológico de Belo Horizonte, na sexta-feira (24), a primeira morte por dengue na capital em 2020. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a morte ocorreu em abril, mas só foi confirmada agora.

Apesar dos dados do paciente não terem sido divulgados, o mesmo apresentava outras doenças que contribuíram para as complicações que resultaram na morte.

Entre as regiões da capital mineira, as que apresentam mais casos confirmados e suspeitos são: Venda Nova, Nordeste e Leste. Até julho, Belo Horizonte já registrou mais de mil casos da doença e mais de duas mil pessoas estão a espera do resultado dos exames.

Apesar do número de confirmados ser menor que o de 2019, a Secretaria de Saúde reforça que é necessário manter os cuidados dentro e fora de casa. Sempre se atentando aos pratinhos dos vasos de plantas, garrafas, embalagens vazias e bebedouro de animais. 

Leia também: Minas Gerais registra seis óbitos por dengue em 2020

Chikungunya e zika

Até o último boletim da Secretaria de Saúde, em Belo Horizonte 22 pessoas testaram positivo para chikungunya e outras 45 estão em investigação. Em relação à zika, ainda não há nenhum caso confirmado neste ano. Entretanto, cinco casos seguem em investigação.

Ambas são doenças causadas por um vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e muitas vezes se confundem com a dengue. Veja a seguir os sintomas:

Chikungunya

Febre alta (que dura de 7 a 10 dias);
Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas na pele.

Zika

Manchas vermelhas na pele;
Olhos vermelhos;
Febre baixa ou ausência de febre;
Dor nas articulações, com ou sem inchaço;
Dor de cabeça.

Medidas de Prevenção 

Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:

  1. Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água
  2. Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios
  4. Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo
  5. Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado
  6. Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia
  7. Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos
  8. Realize uma limpeza frequente nas calhas