Fabricante de armas afirma que decreto de Bolsonaro libera venda de fuzil para população civil

PUBLICADO EM

A fabricante de armas brasileira, Taurus, afirmou que o decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, que facilitou o acesso de civis a armamentos, também inclui a possibilidade de um cidadão adquirir um fuzil do tipo T4 semiautomático calibre 5,56.

A informação foi divulgada pela TV Globo, a quem a empresa ainda informou que aguarda a entrada em vigor da regulamentação para atender imediatamente os clientes. “Temos uma fila de 2 mil clientes e estamos preparados para atender em até três dias as demandas”, afirmou a empresa que tem sede no Rio Grande do Sul.

A Casa Civil, ligada ao Palácio do Planalto, por sua vez, informou que o decreto não inclui o fuzil T4 como arma de uso permitido, pois se trata de uma arma de uso restrito e, que por isso, o cidadão comum não consegue adquiri-la. O órgão ainda enfatizou que a informação não procede.

O decreto das armas

Em 7 de maio, Jair Bolsonaro assinou o decreto que ampliou o uso de armamento e munições que, até então, eram restritos a policiais e membros das Forças Armadas, para boa parte da população.

O texto assinado pelo presidente prevê que 19 categorias, que vão desde conselheiros tutelares a políticos, não necessitem mais comprovar efetiva necessidade para portar armas, por presumir que tais atividades são de risco.

O documento também ampliou o limite da energia cinética das armas permitidas para 1.620 joules. A Taurus informou que a energia cinética do seu T4 é de 1.320 joules, sendo a arma, assim, permitida dentro dos limites estabelecidos pelo decreto. Em seu site de vendas, a empresa apresenta a arma como “ideal para uso militar e policial”.

Ainda de acordo com a fabricante, o fuzil T4 é baseado na plataforma M4/M16, empregada pelas forças militares em todo o mundo e principalmente pelos países membros da OTAN, por ser considerada uma arma de leve, confiável e de fácil manutenção.

destaque

Polícia prende dois suspeitos de tráfico de drogas em Conselheiro Lafaiete

Na noite de ontem (9), durante operação na rua Assis Andrade, a Polícia Militar (PMMG) de Conselheiro Lafaiete abordou a motocicleta Yamaha...

Bolsonaro diz que seu exame deu positivo para o coronavírus

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), informou que seu exame deu positivo para o novo coronavírus, nesta terça-feira (7). Ele...

EDITORIAS POPULARES

NOSSAS REDES SOCIAIS

70,331FãsCurtir
28,000SeguidoresSeguir
182SeguidoresSeguir
2,000InscritosInscrever