Menu

Cruzeiro XXI: qual o maior lateral-direito do Cruzeiro no século?

07/05/2020 às 12:17
Tempo de leitura
4 min

Que o Cruzeiro é um dos maiores clubes do mundo, respeitado dentro e fora do Brasil, não restam dúvidas. O time celeste sempre foi referência de conquistas, bom futebol e grandes jogadores. Mas torcedor, você já parou para pensar quais são os maiores jogadores da Raposa no século XXI? Bom, vide a gama de craques que vestiram a camisa estrelada, essa pergunta não é a mais fácil de responder. Mas, com sua ajuda, nós do Mais Minas tentaremos respondê-la.

Nos próximos dias realizaremos enquetes com os maiores e melhores jogadores do Cruzeiro em cada posição, falando um pouco de suas trajetórias com a camisa celeste e você, torcedor, irá votar em seus favoritos. Ao final das matérias, que serão divididas em goleiros, laterais-direitos, zagueiros, laterais-esquerdos, volantes, meias, atacantes e técnicos, iremos analisar os mais votados e montar uma seleção da Raposa no século XXI.

E após votarmos no melhor goleiro, teremos agora a eleição que decidirá o maior lateral-direito do Cruzeiro no século XXI.

Maurinho (2003-2006 e 2008)

A primeira opção é um nome inesquecível entre os torcedores celestes. Maurinho foi o nome da lateral-direita Cruzeiro naquele que foi um dos anos mais vitoriosos da história do clube, 2003, quando a Raposa levantou a até então inédita Tríplice Coroa.

Além da passagem que durou entre 2003 e 2006, Maurinho voltou ao clube em 2008, mas na época a próxima opção já reinava soberano na posilão. Pelo Cruzeiro, o ex-lateral conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2003, e foi ainda tricampeão mineiro nos anos de 2003, 2004 e 2008.

Cruzeiro XXI: qual o maior lateral-direito do Cruzeiro no século?

Crédito da foto: Arquivo Folha Press

Jonathan (2005-2010)

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Jonathan não conquistou grandes títulos com a camisa da Raposa, batendo na trave duas vezes, sendo vice-campeão da Libertadores de 2009 e do Brasileirão de 2010. Mas se no quesito conquistas, o mineiro nascido em Conselheiro Lafaiete conquistou “apenas” três estaduais, em 2006, 2008 e 2009, seu bom futebol marcou a memória do torcedor celeste.

Muito ofensivo, Jonathan se destacou pelo alto número de gols para a posição. Um dos exemplos disso é a final do Campeonato Mineiro de 2009, quando o jogador fez dois gols na goleada de 5 a 0 sobre o rival Atlético.

Jonathan Lateral

Crédito da foto: Douglas Magno/Vipcomm

Ceará (2012-2015)

Ceará chegou ao Cruzeiro após um longo período no PSG, da França, e logo tomou conta da então carente lateral-direita do time. O jogador, já veterano, mais muito técnico e com uma entrega fora do comum, participou da reconstrução do combalido time de 2012 para o bicampeão brasileiro em 13 e 14.

Muito regular, Ceará chegou a jogar na lateral-esquerda e foi muito importante para o crescimento do próximo nome da lista, Mayke. O jogador deixou o clube ao final de 2015, mas seu nome jamais será esquecido pelo cruzeirense.

Cruzeiro XXI: qual o maior lateral-direito do Cruzeiro no século?

Crédito da foto: Wander Faria/Gazeta Press

Mayke (2013-2017)

Mais uma cria da base celeste, Mayke se assemelhou muito a Jonathan em seu surgimento. Muito rápido, o jogador se destacou no time bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, se revesando na ala direita do Cruzeiro com o veterano Ceará.

Naquele elenco, o jogador distribuiu diversas assistências e ainda muito jovem levou o prêmio Bola de Prata do Brasileirão de 2013. O decorrer de sua carreira no Cruzeiro jamais alcançou o tamanho que seu potencial indicava e depois de um tempo ele foi negociado co o Palmeiras, onde está até hoje.

No ano de 2018, Mayke se envolveu numa confusão após uma partida entre Cruzeiro e Palmeiras e tentou agredir alguns atletas do clube que o revelou. E no meio da confusão, o lateral acabou levando um soco no rosto do atacante Sassá. As cenas rodaram o Brasil e o mundo e a partir daí a torcida celeste criou certa aversão ao ex-lateral do clube.

Mayke Lateral

Crédito da foto: Lance

[mpp id=”2″]

Caso não consiga votar abaixo, clique aqui.

Veja também: Qual o maior goleiro do Cruzeiro no século?