Menu

Cruzeiro XXI: qual o maior goleiro do Cruzeiro no século?

30/04/2020 às 12:08
Tempo de leitura
4 min

Que o Cruzeiro é um dos maiores clubes do mundo, respeitado dentro e fora do Brasil, não restam dúvidas. O time celeste sempre foi referência de conquistas, bom futebol e grandes jogadores. Mas torcedor, você já parou para pensar quais são os maiores jogadores da Raposa no século XXI? Bom, vide a gama de craques que vestiram a camisa estrelada, essa pergunta não é a mais fácil de responder. Mas, com sua ajuda, nós do Mais Minas tentaremos respondê-la.

Nos próximos dias realizaremos enquetes com os maiores e melhores jogadores do Cruzeiro em cada posição, falando um pouco de suas trajetórias com a camisa celeste e você, torcedor, irá votar em seus favoritos. Ao final das matérias, que serão divididas em goleiros, laterais direitos, zagueiros, laterais esquerdos, volantes, meias, atacantes e técnicos, iremos analisar os mais votados e montar uma seleção da Raposa no século XXI.

E para começar, teremos a eleição que contará com menos opções, vide o domínio dos jogadores que serão apresentados na meta celeste. Confira e vote, ao final da matéria, naquele que você considera o maior goleiro do Cruzeiro no século XXI.

Gomes

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o goleiro Heurelho da Silva Gomes atuou com a camisa celeste entre os anos de 2001 e 2004, sendo lembrado até hoje com muito carinho pelo torcedor cruzeirense. Destacando-se pelos reflexos e elasticidade, o gigante de 1,91 m dominou a meta celeste por alguns anos e foi o titular em um dos anos de maior glória da história do clube: 2003, o ano da Tríplice Coroa.

Na ocasião, o Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro daquele ano, feito, até então, inédito na história do futebol brasileiro. E mesmo com o time se destacando ofensivamente, tudo começava lá atrás, com a segurança de Gomes.

No meio de 2004 Gomes deixou o clube rumo ao futebol holandês e de lá para cá construiu respeitável carreira no futebol europeu. Mas não sem antes empilhar conquistas com a camisa do Cruzeiro. Na Raposa, o goleiro conquistou nada menos que sete títulos em quatro anos, sendo eles: a Copa Sul-Minas — em 2001 e 2002, o Supercampeonato Mineiro — em 2002, o Campeonato Mineiro — em 2003 e 2004, a Copa do Brasil — em 2003 e o Campeonato Brasileiro — em 2003.

Gomes 2003

Gomes comemora título do Campeonato Mineiro de 2003 com time do Cruzeiro – Crédito da foto: Cruzeiro/Arquivo

Fábio

Se a enquete de maiores goleiros da história do Cruzeiro conta só com dois nomes, muito se deve a Fábio Deivson Lopes Maciel, um dos grandes nomes da história do clube. Recordista de partidas com a camisa do time, tendo atuado em 883 partidas (sendo 862 oficiais) e símbolo de longevidade com uma mesma camisa no futebol brasileiro, o goleiro está em sua 16ª temporada seguida defendendo o emblema da Raposa.

Fábio chegou ao Cruzeiro no ano de 2005, anteriormente havia tido breve passagem pelo clube em 2000, mas ainda muito jovem e reserva fez somente quatro jogos. De lá para cá, o goleiro dominou a meta celeste e não saiu mais.

Com a camisa do Cruzeiro, contando as duas passagens, foram nada mais nada menos que 12 títulos, se tornando um dos maiores vencedores da história da Raposa. Os títulos conquistados por Fábio defendendo o time celeste foram: a Copas do Brasil — em 2000, 2017 e 2018, o Campeonatos Mineiro — em 2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019, e o Campeonato Brasileiro — em 2013 e 2014.

Cruzeiro XXI: qual o maior goleiro do Cruzeiro no século?

Fábio se destaca pela facilidade em defender pênaltis – Crédito da foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Agora que já conheceu um pouco mais sobre os candidatos, vote abaixo naquele que você acha que merece vestir a camisa 1 do Cruzeiro na seleção do clube no XXI. Caso não consiga votar abaixo, clique aqui.

[mpp id=”7″]

Veja também: Quem ganhou? Primeiro jogo entre Atlético e Cruzeiro faz 99 anos