Menu

Corpo de Bombeiros divulga balanço parcial do Carnaval 2020

26/02/2020 às 15:30
Tempo de leitura
3 min

Durante os quatro dias de folia em todo estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atuou de forma presente e integrada com outros órgãos estaduais e municipais.

Ao longo de todo o período, a Corporação desenvolveu principalmente atividades de prevenção e combate a incêndio e pânico em blocos e eventos de Carnaval. Além disso, o CBMMG, com o reforço no número de efetivo e viaturas, ampliou a sua capacidade logística para atender as diversas ocorrências demandadas pela população em todo estado.

Um dos destaques do trabalho do Corpo de Bombeiros, foi a antecipada preparação e alinhamento com órgãos públicos e organizadores de blocos em relação aos cortejos carnavalescos. O CBMMG é pioneiro na apresentação de instrução técnica regulamentar para eventos de manifestação popular como o Carnaval, fruto de um trabalho intenso voltado para a prevenção de acidentes em grandes públicos.

Outra novidade que mereceu destaque foi a criação do Batalhão Carnaval, com mais de 700 empenhos de militares, que atuou de forma intensa em Belo Horizonte, onde se concentrou o maior público do estado.

Em atuação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde – PBH/Samu, foram instalados 3 Postos Médicos Avançados em BH, localizados na Praça da Estação, no bairro Santa Tereza e na Savassi. As unidades proporcionaram um atendimento rápido ao folião.

Durante todo o período do Carnaval, o CBMMG manteve ativa a Sala de Situação, montada no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC), na Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. Por meio dela, foi possível realizar o gerenciamento operacional e de segurança em todo estado.

No interior de Minas Gerais, mais de 3.400 bombeiros militares foram mantidos em pontos-base estrategicamente posicionados em balneários, cachoeiras e locais de concentração de banhistas, rodovias e locais de concentração de público, agindo de forma preventiva e reduzindo o tempo resposta em lugares de maior probabilidade de ocorrências de afogamentos, acidentes de trânsito e incêndio e pânico.

Dados (21/02 a 25/02)

Prevenção

Somente na RMBH, o Corpo de Bombeiros fez aproximadamente 100 vistorias em blocos de Carnaval para garantir a segurança dos foliões e dos envolvidos nas festividades.

Ocorrências

O CBMMG atendeu um total de 3.921 ocorrências em todo estado. As principais ocorrências foram de atendimento pré-hospitalar (APH), em destaque para o uso excessivo de álcool, busca e salvamento e acidentes de trânsito.

Afogamentos

Como resultado do trabalho preventivo da Corporação, o número de ocorrências de afogamento e princípio de afogamento reduziu. Em 2020, foram registradas 6 ocorrências dessas naturezas, já, em 2019, foram registradas 10 ocorrências.

Veja também: Criança de cinco anos se engasga com brinquedo em Ituiutaba; veja como agir nestes casos