Menu

Coronavírus: Itabirito registra em um dia o triplo de novos casos em relação a Mariana e Ouro Preto

25/06/2020 às 19:11
Tempo de leitura
4 min

A cidade de Itabirito registrou 33 novos casos do novo coronavírus no intervalo de um dia, entre quarta (24) e quinta-feira (25), número muito superior ao que foi registrado em Ouro Preto, com dois novos casos, e Mariana, com oito novas notificações confirmadas . Ao todo, o crescimento diário da região foi de 40 novas infecções.

Mesmo Itabirito com o maior número de infectados oriundo das atividades econômicas de maior porte, como a mineração, liderada pela Vale, e suas terceirizadas, é para o comércio local que o município tem se esforçado com ações contrárias à disseminação do vírus, divulgando regularmente, por exemplo, ações de fiscalização do poder público em estabelecimentos comerciais ou com medidas consideradas como populista por vários especialistas de saúde, como a de desinfecção de ruas, ação que não é recomendada pelos órgãos de saúde internacionais.

Mesmo com a alta diária em Itabirito, os registros de contaminação diária pelo novo coronavírus nos três municípios da Região dos Inconfidentes têm sido menos elevados em comparação ao que vinha ocorrendo nas semanas anteriores. Um dos motivos é porque a primeira fase de testagem dos colaboradores de grandes empresas, como Vale e Renova, e as construtoras terceirizadas, terminou, fazendo com que não mais o setor privado acrescentasse um número grande de registros de contaminação aos boletins diários das prefeituras.

Apesar de Itabirito, Mariana e Ouro Preto apresentarem uma situação menos alarmante quanto à Covid-19, no estado de Minas Gerais, como um todo, a situação é bem diferente. Hoje, a Secretaria de Estado de Saúde anunciou que a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado se aproxima de 92%, e com esses números o governador Romeu Zema já mencionou a possibilidade de haver um lockdown em todo o estado. Outra medida para tentar conter as taxas de contaminação foi a suspensão da onda amarela do programa Minas Consciente, fazendo com que municípios que aderiram ao plano, como Ouro Preto e Itabirito, tenham que regredir do processo de retomada das atividades econômicas, por decisão do governo estadual.

Veja como estão os dados mais recentes , até esta quinta-feira (25/6), em cada município da Região dos Inconfidentes, de acordo com os dados das secretarias municipais de Saúde.

Itabirito

Com 409 casos confirmados para o novo coronavírus, Itabirito é a segunda cidade da região com o maior número casos, se aproximando cada vez mais de Mariana, por hora a líder nos registros de infecção. Do total de contaminados, 351 foram identificados por teste rápido e 56 por PCR. O boletim epidemiológico do município mais recente, divulgado nesta quinta (25), destaca que 353 pessoas se recuperaram, o que representa 86,3% do total dos casos. O município ainda regista dois óbitos que ocorreram por causa da Covid-19.

Os casos suspeitos atualmente somam-se em 48, enquanto o número de suspeitas já descartadas, após exames PCR e teste rápido, é de 896. Nenhum óbito no município está sob investigação.

Informamos a população diariamente, com responsabilidade, sobre dados da Covid-19 em Itabirito. E claro, reforçamos:…

Posted by Prefeitura de Itabirito on Thursday, June 25, 2020

Mariana

A primaz de Minas continua sendo a cidade da região mais afetada pela pandemia e hoje conta com 552 casos, incluindo nove óbitos. O número de recuperados é de 464, o que representa 84% de altas da doença no município. O total de casos descartados é de 125 e seis pacientes aguardam da Funed os resultados de exames. Nenhum óbito na cidade está em investigação. Em Mariana, 2.856 casos suspeitos que estavam sob monitoramento, mas que não se enquadravam nos critérios para realização de exame, já foram liberados. Outros 315 seguem sob monitoração.

BOLETIM INFORMATIVOAtualizado em 25/06/2020Secretaria Municipal de Saúde atualiza os casos de Coronavírus no…

Posted by Prefeitura de Mariana on Thursday, June 25, 2020

Ouro Preto

A cidade histórica tem o registro de 154 casos, sendo quatro óbitos. Do total de casos confirmados, 140 foram por meio de teste rápido e 14 por PCR. Além disso, 232 suspeitas foram excluídos ou descartados por meio de exames ou critérios clínicos. Dez casos estão sob investigação, com três internados na Santa Casa de Ouro Preto, um no hospital de Campanha e sete em isolamento domiciliar.

25/06/2020 – Edição 99 – Boletim sobre coronavírus em Ouro Preto

? Quer receber informações sobre o Coronavírus pelo WhatsApp? É só clicar ? https://bit.ly/coronavirusouropretoNÃO ESQUEÇA ⚠️➡️ Manter o distanciamento de 2 metros de outras pessoas.➡️ Só sair de casa se absolutamente essencial.➡️ Evitar qualquer local com acúmulo de pessoas, sobretudo se for ambiente fechado.? Intensificar a frequência de higiene das mãos antes e após qualquer situação de risco.? Usar máscaras corretamente, cobrindo o nariz e a boca.? Se tiver com tosse seca, dificuldade para respirar e febre maior que 38ºC, ligue:? (31) 3559-3299 / (31) 3559-3258 / (31) 9 8431-5603 ⏱️

Posted by Prefeitura de Ouro Preto on Thursday, June 25, 2020

Dados de Minas Gerais

Em toda Minas Gerais, até o momento, foram 32.796 casos confirmados. Desse total, 12.497 estão em acompanhamento, ou seja, que não evoluíram para óbito e que cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios, e 19.466 pacientes já foram recuperados após receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências. O número de óbitos no estado é de  806.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/08/2021 às 17:13