Menu

Controle e Melhoria de Processos para pequenos negócios chega a Região do Alto Paraopeba e Inconfidentes

07/08/2020 às 10:21
Tempo de leitura
3 min

Para auxiliar empresários das cidades de Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco a buscar alternativas para reduzir custos e ser mais eficiente, o Sebrae Minas, em parceria com o Sicoob Credimepi, abriu inscrições abertas para o Programa de Controle e Melhoria de Processos. Serão dez vagas para as quatro cidades. A apresentação do programa acontecerá na próxima quarta-feira (12/08), às 19h. Os interessados já podem se inscrever no site www.credimepi.com.br/programa-lean. 

De acordo com o analista do Sebrae Minas Luis Paulo Nascimento, o programa utiliza da metodologia Lean, que visa a gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios do pequeno negócio: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.  

“Essa parceria entre Sebrae Minas e Sicoob Credimepi pretende fornecer até 90% de subsídios em consultorias, presenciais e à distância, aos empresários interessados em desenvolver esses procedimentos. Busca-se a qualidade total imediata, a minimização de desperdícios, a melhoria contínua, a flexibilidade de seus processos e a diminuição da ociosidade de sua mão-de-obra. Eliminando os desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção/vendas diminui”, destaca. 

De João Monlevade, o proprietário do Grupo BR Pneus, Ernane Bramante, ressalta os benefícios que a empresa adquiriu com o programa Lean na otimização dos processos, na redução de desperdício e no aumento da qualidade do produto. 

“Trabalhamos com vendas de pneus, peças e manutenção preventiva. Tivemos aumento de produtividade, eliminação de problemas na qualidade eredução do movimento de pessoas. O grupo já participou quatro vezes do programa Lean e não pretendemos parar. A melhoria da empresa precisa ser contínua”, conta o empresário.  

Metodologia Lean 

Também conhecidos como “lean manufacturing”, os processos Lean foram realizados na primeira vez pela Toyota, que os transformou em uma filosofia de práticas e resultados valendo-se de processos mais ágeis e enxutos.  

Segundo a definição do Lean Institute Brasil, a essência dos processos é eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Para isso, é necessário repensar os modelos de liderança, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas. Assim, o engajamento da força de trabalho se transforma em melhorias e ganhos sustentáveis. 

Conheça os benefícios dos processos Lean acessando o conteúdo disponível pelo Sebrae Minas.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/08/2021 às 17:11