Menu

Conselheiro Lafaiete confirma 14 casos de coronavírus e mantém o comércio fechado

30/04/2020 às 16:05
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete confirmou mais um caso de coronavírus na cidade, através do Boletim Informativo divulgado nesta quinta-feira (30), agora são 14 casos diagnosticados com Covid-19 no total. O caso se trata de uma mulher que mora no município.
Ainda são computados no Boletim Informativo 99 casos em monitoramento e sete esperando resultado do exame enviado à Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 211 pacientes foram liberados após terem sido observados por 14 dias por apresentarem sintomas gripais, 79 casos tiveram exame realizado pela Funed com resultado negativo e quatro óbitos, que estavam sob investigação, descartados.
Neste panorama, Conselheiro Lafaiete foi classificada pelo estado, dentre os 853 municípios, como a terceira cidade de Minas em situação mais crítica para o enfrentamento do Covid-19. É uma situação preocupante e que requer ações para evitar uma possível situação de calamidade, com um grande número de pacientes infectados, já que a estrutura para atender futuros pacientes com sintomas do coronavírus é precária.
“No momento temos apenas dez leitos de UTI no Hospital Maternidade São José para atender a todas as patologias, não só a do coronavírus. E neste momento, no dia de hoje, não temos mais nenhum leito de UTI disponível no município”, declarou o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM).

Isolamento social

Com os 14 casos confirmados de coronavírus em Conselheiro Lafaiete, e as previsões quanto a contaminação na cidade não serem das mais otimistas, a Prefeitura Municipal decidiu pela manutenção do isolamento social no município.
Outro fator que determinou a manutenção do fechamento do comércio em Conselheiro Lafaiete é que as outras cidades que compõem a macrorregião de saúde, como Congonhas e Ouro Branco, também optaram pela manutenção do isolamento social. Com isso, apenas estabelecimentos de serviços essenciais irá funcionar nesses municípios.
De acordo com a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, todas as medidas tomadas são avaliadas constantemente pelo Comitê de Enfrentamento e entidades com representatividade das atividades comerciais da cidade. Por isso, ainda é pensado que logo seja possível a reabertura comercial feita de forma gradualmente, desde que não comprometa a saúde da população, tanto dos comerciantes quanto dos clientes.
Veja também: Obras no Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete serão retomadas