Menu

Conheça o Signal, mensageiro ultrasseguro rival do WhatsApp

19/05/2020 às 20:35
Tempo de leitura
3 min

O Signal Private Messenger ainda não é tão famoso como WhatsApp e o Telegram, mas tem todas as credenciais para se tornar o aplicativo favorito para gerenciar chats, chamadas e muito mais.

Sua palavra de ordem é privacidade vista em um sentido absoluto. Aplica-se tanto a mensagens simples quanto às chamadas e videochamadas. O aplicativo conta com uma camada de segurança baseada em um componente algorítmico de nova geração. Tudo está envolto em uma aura de sigilo que ultrapassa o Telegram.

Veja como funciona e o que oferece

O Signal está disponível para sistemas Android, iOS, MacOS e Windows. É uma plataforma de mensagens cujos gráficos muito minimalistas podem ser enganosos. Em vez disso, representa uma poderosa ferramenta de comunicação integrada que utiliza criptografia em todos os níveis.

Promovido com cores vivas por especialistas em segurança cibernética do calibre de Edward Snowden, representa o melhor caminho para a comunicação secreta e segura. Comparado ao Telegram, por exemplo, ele concede bate-papos protegidos desde o início, sem a necessidade de configurar seus parâmetros. No Telegram você precisa iniciar um bate-papo secreto. No Signal a criptografia começa desde o primeiro clique e desde a primeira mensagem.

De acordo com a empresa, o servidor do desenvolvedor não mantém o registro dos dados do usuário na memória e, de fato, a comunicação ocorre apenas entre o usuário que envia e o que recebe, sem terceiros envolvidos. Um algoritmo que também se aplica nativamente a chamadas telefônicas e ao compartilhamento de arquivos e documentos.

Uma solução gratuita que pode ser encontrada para as principais plataformas móveis e para computadores através do site oficial. No PC, funciona como no WhatsApp Web com associação de código QR. Vale ressaltar que o app já está em português.

Veja como usar o aplicativo passo a passo no Android:

– Acesse a Play Store e instale o app em seu celular;

– Ao abrir o app, leia os termos e as políticas de privacidade;

– Conceda permissão ao Signal para acessar seus contatos e arquivos de mídia;

– Insira o seu número de telefone para começar. Você receberá um código de verificação com seis números via SMS;

– Crie seu perfil como nome, sobrenome e foto;

– Crie um PIN com quatro dígitos. Os PINs mantém encriptada a informação guardada no Signal e somente você poderá acessar. É importante guardar o PIN criado, pois será possível utilizá-lo para restaurar perfil, contatos, caso seja necessário reinstalar o app;

– Como o aplicativo ainda não é popular no Brasil, pode ser que ele não encontre contatos na sua agenda, diante disso, é interessante que você convide amigos para o Signal. Só tocar no lápis e enviar os convites.

Para acessar as configurações do aplicativo, toque nos três pontinhos localizado no canto superior direito. Nas configurações é possível mudar a aparência do app do claro para o escuro, o idioma, verificar o sistema de notificações, checar o armazenamento, habilitar ou não a confirmação de leitura, entre outros.

COMENTÁRIOS