The news is by your side.

Conheça o filme “Green Book: O Guia”, grande vencedor do Globo de Ouro 2019

“Green Book: O Guia” é um filme de comédia dramática de 2018, dirigido por Peter Farrelly (Debi & Loide), com Viggo Mortensen (Capitão Fantástico), Mahershala Ali (Moonlight) e Linda Cardellini (Vingadores: Era de Ultron). O filme deve chegar no Brasil no próximo dia 24 de janeiro.

Baseado em uma história real, o filme se passa nos anos 1960 e conta a verdadeira história de uma amizade nascida por acaso e consolidada ao longo das estradas entre duas pessoas que não poderiam ser mais diferentes. Tony Lip (Viggo Mortensen) é um segurança ítalo-americano, Don Shirley (Mahershala Ali) é um renomado pianista negro de grande talento, um pioneiro entre os afro-americanos aceitos nos círculos exclusivos da música americana. O músico é educado, ele fala muitas línguas e se veste muito bem, enquanto Tony é ignorante e fala com um forte sotaque do Bronx.

Quando há beleza, sensibilidade e profissionalismo, o sucesso é algo inevitável. Este é o caso do filme “Green Book: O Guia”. Para aqueles que não sabem, o “livro verde” era na verdade uma espécie de guia para a viagem dos negros nos anos 60 nos Estados Unidos, com uma lista de hotéis, motéis, restaurantes e lugares onde eles podiam parar, comer, viver basicamente, sem serem perseguidos, insultados ou expulsos, como muitas vezes acontecia.

O filme levanta questões políticas e sociais, tais como o poder da cultura, a solidão, a solidariedade entre os seres humanos, mesmo com disseminação do racismo na época. Aliás, esta é a parte séria, profunda e útil do filme: mostrar como os negros sofreram preconceitos nos anos 1960 (e ainda sofrem).

A produção conquistou três estatuetas no Globo de Ouro 2019: melhor filme cômico ou musical, melhor ator coadjuvante (Mahershala Ali) e melhor roteiro. A vitória no globo de Ouro abre o caminho para o Oscar 2019, que acontecerá em 24 de fevereiro.

Assista ao trailer do filme: