Menu

Conheça a história da Wikipédia, uma das maiores fontes de informação da internet

22/10/2019 às 15:00
Tempo de leitura
8 min

Todo mundo conhece a Wikipédia, um dos sites mais acessados da internet na hora de pesquisar e tirar dúvidas sobre qualquer coisa. A Wikipédia é uma enciclopédia virtual grátis e colaborativa, sendo o 14° site mais acessado do Brasil e o nono mais acessado do mundo. Essas informações são do sistema Alexa, que classifica websites baseado no número de páginas visitadas e de usuários únicos, atualizada a cada três meses.

História

No longínquo ano de 2001, foi criada a primeira lista de discussão da Wikipédia em português. Formalmente, a Wikipédia nasceu no dia 15 de janeiro. O site contava com um total de quatro “wikipedistas” para organizar as notícias e trazer para o idioma português um pouco dos conteúdos da versão gringa. Antes de ser apresentada popularmente na web comum, começou na chamada Deep Web, uma parte da web que não é indexada pelos mecanismos de busca, como o Google, e portanto fica oculta ao grande público.

A Wikipedia acabou substituindo a Nupedia, um projeto anterior fundado em março de 2000 por Jimmy Wales e Larry Sanger, que, dez meses depois, elaborariam a Wikipédia. Devido às qualificações exigidas dos seus editores e o minucioso processo de revisão dos artigos, a Nupedia tornou-se pouco acessada. Então, com o sucesso crescente da Wikipédia, a Nupedia acabou por suspender suas atividades em 2003, com apenas 23 artigos prontos.

Com isso, a Wikipédia cresceu até se tornar um projeto de amplitude global, com milhões de artigos e páginas criados com a ajuda de centenas de milhares de colaboradores. Atualmente, a enciclopédia online tem mais de 2,3 milhões de brasileiros cadastrados e uma infinidade de artigos já adaptados para o português.

Em 2015, o artista nova-iorquino Michael Mandiberg decidiu imprimir toda a Wikipédia em inglês. Desse modo, foram impressos 7.473 livros, com literalmente todos os verbetes indexados no site. O projeto recebeu o nome de “Print Wikipédia” e foi colocado em exposição.

O acervo de livros da Wikipédia – Crédito da imagem: Reprodução/internet

A enciclopédia livre

A proposta da Wikipédia é ser uma enciclopédia livre, ou seja, um ambiente online onde todos possam ler, editar e publicar novos conteúdos. Todos os dias, centenas de colaboradores voluntários de todas as partes do mundo editam milhares de artigos e criam muitos verbetes novos na Wikipédia.

No entanto, adicionar ou editar artigos da Wikipédia é um processo que passar por controle de qualidade. Ou seja, você não pode simplesmente modificar qualquer coisa. Inúmeros editores monitoram as modificações em artigos, as contribuições dos usuários e discutem se um artigo deve ou não ficar na enciclopédia online. Deste modo, a Wikipédia encontra muitos desafios e limitações, como a existência de artigos muito bons e completos e outros mal desenvolvidos ou incompletos.

Edição nos artigos

Por ser livre, a Wikipédia propicia que muitas pessoas editem e construam artigos da sua maneira, às vezes sem imparcialidade. Devido a isso, muitos artigos sobre personalidades famosas ou políticos são alterados por eles, a fim de melhorarem sua credibilidade na internet ou até mesmo tirarem alguma informação falsa.

Este ano, o atual ministro da educação, Abraham Weintraub, tentou tirar o artigo com seu nome da Wikipédia. Isso aconteceu através de uma solicitação do MEC para que o portal apagasse o verbete sobre o ministro. O MEC argumentou que havia imprecisão sobre o perfil do ministro. No entanto, o artigo sobre o ministro não pôde ser censurado e continua lá. Por ser alvo de críticas políticas, a Wikipédia está atualmente banida da China por completo. O governo chinês proibiu o acesso à Wikipedia em todas as línguas, no início de 2019.

A Wikipédia é atualmente proibida na China – Crédito da imagem: Reprodução/Shifter

Fonte de trabalhos escolares e acadêmicos

Mesmo com seus problemas, a Wikipédia possui artigos de qualidade muito superior a outros sites, o que faz com que ela se torne referência principalmente para estudantes. A Wikipédia é parte de um crescente movimento pelo conhecimento livre, mas que divide opiniões: uns não acham o site confiável, outros acreditam que a Wikipédia é uma ótima fonte de pesquisa.

Entretanto, vale a pena esclarecer que a plataforma é sim uma boa fonte de pesquisa, mas se usada de forma correta. Sabe-se que muitas pessoas dão aquele famoso Ctrl+C, Ctrl+V em até mesmo páginas inteiras, sem ler nenhum parágrafo. Isso não é bem uma pesquisa e não vai fazer com que a pessoa aprenda ou use o raciocínio, além da pessoa correr o risco de estar copiando informações que não condizem com a verdade. Além disso, copiar esse qualquer conteúdo da internet para um trabalho acadêmico configura plágio.

Apesar de ser um dos primeiros sites que aparecem quando buscamos algo no Google, os editores da Wikipédia salientam que a plataforma não deve ser vista como uma fonte primária de informação. A dica é que você pesquise em outras fontes mais abrangentes, apesar de não haver problema algum em consultá-la.

Outra dica é que caso você tenha bons conhecimento de inglês, poderá encontrar mais informações na plataforma, visto que os artigos escritos em inglês tem uma maior quantidade de fontes e mais credibilidade.

Multi-idiomas

A Wikipédia está disponível em cerca de 265 línguas diferentes, auxiliadas a por uma crescente rede de organizações independentes, que ajudam a aumentar a popularidade da Wiki em um nível local. Além disso, muitos artigos são traduzidos pelos colaboradores para diversas línguas.

Só em português, a Wikipédia possui mais de um milhão de artigos. Em inglês, são mais de quatro milhões de artigos. Javanês, Cheyenne, Guarani, Havaiano, Groenlandês e Iorubá são algumas das línguas mais específicas e peculiares que a Wikipédia abrange.

Recursos

Não é só de artigos sobre quase tudo que vive a Wikipédia. A organização Wikimedia Foundation opera diretamente inúmeros outros projetos: o Wikicionário (dicionário universal de conteúdo livre), Wikisource (a biblioteca livre), o Wikimedia Commons (o repositório global de mais de um milhão de imagens, vídeos e arquivos de áudio), Wikilivros (uma coleção de livros didáticos e manuais livres), Wikiversidade (a universidade livre), Wikinotícias (portal de notícias), Wikiquote (a coletânea de citações), o Wikivoyage (guia de viagens) e o Wikispecies (diretório livre sobre espécies de animais). Tal qual a própria Wikipédia, todos estes projetos possuem licença livre e são abertos a contribuições.

Sendo assim, a Wikipedia está em constante evolução. Todos os dias são incorporados novos serviços e agregadas novas ferramentas. É possível transformar uma página da Wikipédia em PDF, na forma de livro, abrir uma página aleatória, caso você esteja no tédio, e até mesmo ser usada offline, se você baixar as suas Wikis no seu computador.

A Wikipédia provavelmente ainda permanecerá por muitos anos na internet, como uma fonte inesgotável de informações, sobre praticamente tudo que existe. Essa é a história da enciclopédia livre mais conhecida do mundo, uma plataforma que traz muito conhecimento para todos e vem melhorando cada vez mais.

Bônus: Desciclopédia

A Desciclopédia, uma enciclopédia livre de conteúdo, é um website satírico que parodia a Wikipédia, fundado em 2005. O site tem exatamente o mesmo formato da Wikipédia e atualmente tem versões em mais de 75 idiomas. É como uma versão da Wikipédia onde se agrupam conteúdos intencionalmente humorísticos.

Os artigos da Desciclopédia costumam fazer ironias, deboches e críticas, portanto não devem ser levados a sério. Além disso, a plataforma também possui uma versão contrária de todos os outros recursos da Wikipédia, como o desnotícias, descionário, deslivros, descitações, deslistas, entre outras seções.

Vale a pena conhecer a plataforma, que possui artigos muito engraçados e sensacionalistas, e sem compromisso algum com a realidade. Confira também uma lista dos melhores artigos da Desciclopédia.

Leia também: Confira os temas que podem cair na redação do Enem 2019

COMENTÁRIOS