Menu

Confirmado! Enderson Moreira é o novo treinador do Cruzeiro

18/03/2020 às 16:23
Tempo de leitura
4 min

O Cruzeiro confirmou o nome que irá substituir Adilson Batista no comando técnico do time. Se trata de Enderson Moreira, que estava no Ceará e que pediu demissão do Vozão para fechar com a Raposa, onde trabalhou no início da carreira. A grande missão de Enderson será levar o clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Com o futebol paralisado por causa do novo coronavírus, ainda não se sabe quando o treinador será apresentado oficialmente.

Carreira

Natural de Belo Horizonte, o técnico se formou em Educação Física, pela conceituada Universidade Federal de Minas Gerais. Após isso, iniciou sua passagem no futebol profissional como preparador físico e treinador de categorias de base, onde passou por América, Atlético e Cruzeiro.

Sua caminhada como técnico começou com uma breve passagem no Ipatinga, em 2008. Depois, no ano de 2011, ganhou a chance de comandar o Fluminense de forma interina por treze partidas, o que o alçou ao cenário da elite do futebol brasileiro.

Goiás e o título da Série B

Ainda em 2011, acertou com o Goiás e começou a cultivar a brilhante equipe que seria campeã da segunda divisão de 2012. Na ocasião, o Esmeraldino venceu a competição com tranquilidade, contando com destaques como Ricardo Goulart, Egídio e Walter. Ainda no alviverde, Enderson Moreira fez belissíma Série A em 2013, levando o clube do Centro-Oeste à sexta posição.

Grêmio e Santos

Com o bom trabalho pela agremiação goiana, o treinador chamou a atenção do Tricolo Gaúcho. No Sul, começou bem, dando chance a valores como o meia Luan, mas não resistiu a maus resultados e foi demitido em julho de 2014. Pouco tempo depois, foi contratado pelo Peixe e, novamente, não conseguiu emplacar sucesso, sendo demitido em meses.

Passagens incertas e o ressurgimento

Entre 2015 e 2016, Enderson esteve em Athletico Paranaense e Goiás, mas promoveu um desempenho ruim em ambas as situações. No entanto, em julho de 2016, assinou com o América, que era virtual rebaixado naquela edição da Série A. Mesmo assim, o técnico iniciou a montagem da equipe que faria história na temporada seguinte

Título com o Coelho

Na Série B de 2017, todos apontavam o Internacional como grande favorito, porém, com um trabalho consistente e um time competitivo, o América de Enderson Moreira desbancou o time sulista e venceu a segundona daquele ano. Em 2018, o treinador deixou o time do Horto para acertar com o Bahia, onde ficou até março de 2019.

Confirmado! Enderson Moreira é o novo treinador do Cruzeiro

Enderson se destacou no América – Créditos da foto: Estevão Germano/América

Ceará

Pelo Vozão, Enderson acumulou duas passagens recentes. A primeira na temporada passada, onde foi dispensado para a contratação de, curiosamente, Adilson Batista. Em 2020, substituiu Argel Fucks e fez apenas dez partidas, vencendo seis e empatando quatro.

Amizade com Drubsky

A ligação com Ricardo Drubsky pode ter sido fator primordial para o retorno de Enderson ao Cruzeiro. Novo diretor de futebol celeste, o profissional trabalhou junto a Enderson nas categorias de base do time cinco estrelas e no América. As duas partes possuem, até hoje, uma forte amizade.

Enderson e Drubsky

Enderson e Drubsky em ação pelo Coelho – Créditos da foto: Estevão Germano/América

O que esperar?

O técnico tem experiência na Série B, principal competição cruzeirense no ano, e na utilização de jovens. Atualmente, a Raposa possui promissores nomes como Jadsom, Maurício e Cacá.

Veja também: Como tem sido o desempenho dos reforços do Cruzeiro na temporada