Menu

Confira a programação da XIX Festa do Vinho

02/05/2019 às 09:42
Tempo de leitura
4 min

Realizado em 2019 entre 17 e 19 de maio, a 19ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas já tem a sua programação finalizada.

A festa vai reunir diversas atividades culturais como apresentação de orquestras, shows com artistas regionais, concurso para eleger o melhor vinho de jabuticaba produzido na cidade e apresentações teatrais.

Concomitante à parte cultural, a Prefeitura vai pôr em ação o programa “Harmonize com Jabuticaba”, incentivando o consumo do vinho e a geração de renda por meio do turismo gastronômico.

Durante os dias de festa, responsáveis por restaurantes e barracas de produtos alimentícios e bebidas da Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) vão expor e vender pratos que utilizam a jabuticaba entre os ingredientes.

O objetivo será dar mais evidência ao vinho catas-altense, trazendo pratos elaborados para harmonizar com a bebida fabricada há mais de 120 anos no município.

Entre as opções, será possível saborear Crepe suíço de queijo ao molho de jabuticaba; batata com barbecue de jabuticaba; espetinho de frango empanado ao molho de jabuticaba; almondegas recheadas com jabuticaba ao molho de tomate; e rabada ao molho de jabuticaba.

A proposta é redescobrir sabores locais e divulgar o que tem de melhor na gastronomia mineira, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos, como parte da cultura a ser preservada.

Para realizar o projeto, a Prefeitura iniciou em fevereiro deste ano, em parceria com o Senac Minas, o projeto “Turismo em Alta – Capacitando para o futuro”, que tem como objetivo a profissionalização e desenvolvimento do turismo local.

Desde então, os expositores gastronômicos da Festa do Vinho estão participando de cursos e mentorias com chefs do Senac quanto à elaboração e montagem dos pratos a serem servidos nos dias da festa.

Realização – A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

O evento foi criado para enaltecer a produção do vinho de jabuticaba, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade, e para homenagear uma tradição que vem passando de geração em geração.

A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho se transformou em uma nova opção de subsistência.

 

Programação:

Sábado – 11/05

14:00    Concurso de Vinhos

21:00    Concurso Princesas do Vinho – Clube Ecuca

 

Sexta – 17/05

21:00     Abertura

21:30     Apresentação da Princesa do Vinho

22:30     Show Trio Baticum

23:45     Show Tupette e Banda

 

Sábado – 18/05

10:00     Festim com a Chef Milsane Sebastião – Restaurante Bistrô da Serra

11:00     Workshop – SENAC  – Um pedacinho de Minas: Azeite, mel, queijos, vinhos e fermentados de Minas Gerais – Restaurante La Violla

14:00     Apresentação Corporação Musical Nossa Senhora das Conceição

14:30     Apresentação Coral Sementes

15:00     Show Camila Calais

16:30     Teatro Lambe-Lambe

17:00     Workshop – SENAC  – Bebidas Fermentadas, Brasil e França,  tendências e oportunidades –  Experiência e degustação de fermentados brasileiros e Franceses – Restaurante La Violla

17:00     Show Eliseu Gomes e Grupo

18:00     Show Tupiniquim Power Trio – Espaço Taberna

20:00     Apresentação Orquestra Big Band FUNCEC

22:30     Show Lili Band

00:30     Show Gleison Túlio

 

Domingo – 19/05

10:00     Workshop – SENAC – Prato Principal e sobremesa harmonizados com fermentados – Restaurante La Violla

11:00     Berimbalada – Grupos de Capoeira

12:00     Cortejo Brumal e seus encantos

12:30     Teatro João e Maria nas Trilhas da Cavalhada e Alice na Vila das Maravilhas

13:00     Apresentação Grupo Catas Reggae

14:00     Teatro Lambe-Lambe

15:00     Apresentação Banda de Flautas de Sumidouro

16:30     Premiação Vinhos

17:00     Show Banda Nous (Daniel Dejero e Trio)

19:00     Encerramento

Última atualização em 19/08/2022 às 08:24