Menu

Como assistir os filmes da saga X-Men em ordem cronológica

12/05/2020 às 18:57
Tempo de leitura
7 min

A saga dos X-Men da Fox Studios terminou em 2019 com “X-Men: Fênix Negra”, o que significa que se você quiser fazer uma maratona de todos os filmes dos X-Men do início ao fim, poderá fazê-lo. Porém, há um grande problema: a ordem cronológica.

Cronologicamente falando, os filmes dos X-Men saltam em todos os lugares e tempos. Os primeiros filmes ocorrem em um futuro não especificado, enquanto muitos dos filmes subsequentes se passam em décadas específicas do final do século XX. E quando a viagem no tempo entra em cena, as coisas ficam ainda mais complicadas. Sem mencionar o fato de que a franquia tem uma qualidade desigual. Com tudo isso em mente, apresentaremos a seguir a ordem cronológica da saga para ajudá-lo a se encontrar e maratonar corretamente.

Bem, vamos começar.

X-Men: Primeira Classe

Embora tenha sido lançado mais de uma década após o primeiro X-Men, o “Primeira Classe” é o melhor filme para começar a história mutante da Marvel Fox. Ambientado no início dos anos 60, “X-Men – Primeira Classe” mostra o início do que será a equipe icônica de Charles Xavier (James McAvoy). Você verá como nasceu a amizade entre Xavier e Erik Lensherr (Michael Fassbender), bem como as primeiras traições de Magneto. Jennifer Lawrence também é mostrada aqui como uma jovem Mística, que conhece Xavier quando os dois eram crianças. Provavelmente, o único aspecto negativo de começar a saga por aqui é que você terá que esperar por alguns filmes antes de se reunir com esse maravilhoso elenco.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men: O Filme

As interações entre o professor X (Patrick Stewart) e seu antagonista Magneto (Ian McKellen) no filme X-Men de 2000 ganham peso emocional. Para aumentar sua dose de descrença, várias coisas em X-Men aparecem como inconsistências por causa do que vimos em “X-Men – Primeira Classe”. Primeiro, Mística (Rebecca Romijn) não pode esperar para envenenar Xavier, apesar de seu anterior afeto mútuo. E então, o Professor X age como se não soubesse nada sobre Wolverine (Hugh Jackman), apesar de o filme anterior já revelar que Logan havia sido recrutado entre os mutantes.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men 2

“X-Men 2” é muito superior ao seu antecessor. Visualmente, é muito mais impressionante. “X-Men 2” traça com precisão a história dos quadrinhos de Wolverine, e entendemos mais sobre a Irmandade dos mutantes do mal. Quanto à ordem, a coisa mais importante a lembrar é quanto do passado nublado de Logan já foi revelado. Conheça William Stryker (Brian Cox), o homem responsável por seus ossos de metal e a batalha final acontece na mesma estrutura em que ele foi criado.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men Origens: Wolverine

“X-Men Origens: Wolverine” conta a história do programa Arma X, que fornece a Logan seus ossos indestrutíveis, e também nos mostra a infância do herói e também mostra seu irmão Victor (Liev Schreiber). Agora, existem algumas boas razões pelas quais alguns fãs podem questionar a localização do filme. Primeiro, os eventos ocorrem antes dos dois filmes dos X-Men mencionados acima. Segundo, e acima de tudo, é absolutamente horrível. Portanto, não iremos culpá-los se você optar por pular este filme na maratona.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men: O Confronto Final

Para alguns, é considerado o pior filme da saga dos X-Men. Algumas das partes mais embaraçosas do filme? Vinnie Jones e seu capacete de papel machê… ou que Scott Summers (James Marsden) é assassinado fora da tela. No entanto, o filme também contém algo interessante. Kelsey Grammer é interpretado por Hank McCoy e é o primeiro filme dos X-Men em que Wolverine não tem todos os holofotes nele. Sem mencionar personagens como Colossus (Daniel Cudmore) e Kitty Pryde (Ellen Page) – que não aparecem em filmes anteriores e finalmente tem a chance de brilhar.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

Wolverine: Imortal

Enquanto a maior parte do filme se passa no Japão, inicialmente encontramos Logan vivendo como eremita no deserto do Canadá, sofrendo o trauma que sofreu depois de ser forçado a matar Jean Grey (Famke Janssen) em “X-Men – Confronto Final”. Algumas boas notícias: “Wolverine: Imortal” é um filme muito melhor que “X-Men Origens: Wolverine”.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Bryan Singer usou “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” alcançar vários objetivos importantes. Além de nos dar um dos melhores filmes da série, “Dias de um Futuro Esquecido” erradicou os eventos de “X-Men – O Confronto Final” e deu lugar ao elenco de “X-Men: Primeira Classe”. Existem algumas inconsistências que você precisa perdoar por este filme; por exemplo, a falta de explicação sobre as garras de Wolverine desde que elas foram cortadas por Silver Samurai em “Wolverine: Imortal”.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men: Apocalipse

Esse é o primeiro filme do elenco mais jovem. Oscar Isaac interpreta o vilão do filme, En Sabah Nur, também conhecido como Apocalipse. Ele é o primeiro mutante na Terra e possui uma série de habilidades poderosas. Infelizmente, enquanto o filme oferece aos fãs um vilão popular dos quadrinhos que eles anseiam há anos, a versão do filme não é tão atraente quanto os quadrinhos. Provavelmente, a parte mais interessante do filme é quando Mercúrio (Evan Peters) usa sua super velocidade para salvar os ocupantes da Mansão X de uma explosão com “Sweet Dreams (Are Made This)” da Eurythmics como trilha sonora.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

X-Men: Fênix Negra

O filme foi um fracasso. Como em “Confronto Final”, este filme tenta e falha em dar uma adaptação satisfatória à Saga “Fênix Negra” da Marvel Comics. Ele nos mostra Jean Grey (Sophie Turner) transformada em um ser de poder divino. Considerando o tamanho da série – para não mencionar as expectativas dos fãs – Esse filme é uma conclusão vergonhosamente ruim para esta saga.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

Deadpool

Para quem não sabe, Deadpool se conecta à saga X-Men. A primeira aparição do personagem ocorreu em “X-Men Origens: Wolverine”. É até difícil colocar os filmes de Wade Wilson (Ryan Reynolds) com o resto dos filmes dos X-Men. Dizer que ele é colocado aqui ou ali por razões lógicas parece contra-intuitivo, mas é o melhor que podemos fazer.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

Deadpool 2

O supersoldado Cable vem do futuro com a missão de assassinar o jovem mutante Russel e o mercenário Deadpool precisa aprender o que é ser herói de verdade para salvá-lo. Para isso, ele recruta seu velho amigo Colossus e forma o novo grupo X-Force, sempre com o apoio do fiel escudeiro Dopinder.

Onde assistir: Telecine Play

Trailer:

YouTube video

Logan

Logan ocorre em um futuro não muito distante, quando a maioria dos mutantes está morta. O professor X está morrendo de Alzheimer e o adamantium no corpo de Logan o está matando. Não há uma maneira clara de saber em qual linha do tempo tudo está ocorrendo. Independentemente disso, não nos importamos em saber, porque é sem dúvida o melhor filme da saga dos X-Men.

Onde assistir: Looke

Trailer:

YouTube video

COMENTÁRIOS
Última atualização em 06/09/2021 às 16:15