Menu

Comitê revela que esgoto está sendo despejado in natura no Rio da Velhas, em São Bartolomeu, desde que Saneouro assumiu concessão em Ouro Preto

18/08/2020 às 13:12
Tempo de leitura
2 min

Matéria publicada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas (CBH Velhas), no dia 10 e agosto, revela que o esgoto produzido em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto às margens do Rio das Velhas, está sendo despejado in natura no rio desde que a Saneouro assumiu a concessão de água e esgoto de Ouro Preto. Segundo o CBH Rio das Velhas, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da CBH Rio das Velhas, inaugurada em 2008 no distrito, é ativada manualmente, algo que não ocorre desde janeiro, mês em que a responsabilidade pela prestação dos serviços de água e esgoto em Ouro Preto foi transferida do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) para a atual concessionária.

Apesar da atual falta de tratamento do esgoto em São Bartolomeu, o CBH Rio das Velhas ressalta que o distrito está localizado a 12 km das nascentes do Rio das Velhas, e que nas nascentes a água ainda é cristalina e própria para banho.

De acordo com Ronald Guerra, conselheiro do CBH Rio das Velhas, uma denúncia foi feita ao Conselho de Meio Ambiente de Ouro Preto (CODEMA), mas que nenhuma atitude foi tomada. “A construção da ETE São Bartolomeu foi possível graças ao empenho do Projeto Manuelzão e o apoio da Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais]. Uma vez que o tratamento de esgoto na região é precário, penso que a estação possui também uma simbologia importante por estar localizada no primeiro distrito à margem do Rio das Velhas. No entanto, há sete meses, desde que houve a transição do tratamento da SEMAE, da Prefeitura de Ouro Preto, para a Saneouro, a estação não opera”, afirma o ativista ambiental.

Antes da Saneouro assumir a concessão, São Bartolomeu era uma das poucas localidades em que o esgoto era tratado em Ouro Preto. Segundo informações do site da própria Saneouro, apenas 0,7% do esgoto doméstico em Ouro Preto é tratado atualmente.

A redação do Mais Minas entrou em contato com a Saneouro, mas não obteve resposta sobre a situação da ETE São Bartolomeu até o momento da publicação. A matéria será atualizada caso a reposta nos seja enviada.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/08/2021 às 17:09