Menu

Chevrolet disponibiliza aplicativo que evita o uso de celulares por condutores enquanto dirigem

25/09/2018 às 19:06
Tempo de leitura
2 min

Com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito que são provocados pelo uso dos telefones móveis, recentemente a Chevrolet lançou um aplicativo chamado de “Call me out” (Me ligue) para tentar alertar os motoristas dos perigos em atender as ligações enquanto dirige.
Para o site Jornal do Carro, o aplicativo é muito fácil de ser manuseado e funciona da seguinte forma, quando o motorista pega no telefone móvel enquanto dirige, automaticamente uma mensagem gravada por alguma pessoa próxima, seja ela da família e/ou amigo, emite um comunicado pedindo para não atender a ligação e continuar tendo atenção no trânsito.
Vale lembrar que a mensagem é dita automaticamente aos motoristas quando o mesmo levanta o telefone móvel em uma velocidade acima de 8 Km/h. Para identificar a velocidade o aplicativo utiliza o acelerômetro e o GPS, além disso, o serviço é gratuito e o app possui um ranking para medir quantas vezes os usurários utilizaram o aparelho durante a condução.
Segundos dados Divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em 2018, o uso do telefone celular enquanto dirige é a terceira maior fatalidade de morte no trânsito no Brasil. Neste sentido, outra pesquisa desenvolvida pela empresa Research Now revela que 90% dos entrevistados admitiriam manusear o smartphone no Trânsito, mesmo tendo conhecimento dos riscos que isso poderia provocar.
Por outro lado, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), explica que, alguns motoristas chegam a ficar mais de 4 segundos olhando para a tela do celular enquanto dirige. Esse ato equivale deixar o veículo “Dirigindo sozinho” por uma extensão igual a 12 carros populares enfileirados.
Dessa forma, o aplicativo proposto pela Chevrolet busca amenizar esse quadro ao advertir os motoristas com uma mensagem gravada por pessoas próximas sobre os perigos que manusear um celular durante a condução pode causar.
Leia também: Os 10 carros mais vendidos na América Latina no primeiro semestre de 2018

Última atualização em 19/08/2022 às 10:37