Menu

Carro parado na garagem por muito tempo exige cuidados especiais

11/08/2020 às 08:00
Tempo de leitura
5 min

Deixar o carro parado na garagem por semanas ou meses sem que se tome nenhum tipo de cuidado pode resultar em problemas quando tentar ligá-lo ou andar com ele.

Não é porque ficou sem ser usado que não precisa receber atenção, pelo contrário, quando muito tempo em repouso as peças podem ficar sem lubrificação e os óleos estragarem, o que resulta em problemas mecânicos.

São vários os itens que precisam ser cuidados adequadamente, e se o seu carro já está estacionado há algum tempo ou ficará por um longo período, veja o que é necessário fazer.

+ Venda de novos veículos cresce 31,4% em julho, em relação ao mês anterior

Atenção para os pneus não deformarem

Com o carro parado muito tempo, o peso exercido sobre os pneus pode fazer com que eles se deformem em contato com o solo. Isso fica ainda mais evidente no calor.

Para evitar esse tipo de problema, se possível, movimente o carro frequentemente na garagem para que o peso mude de lugar.

Outro ponto é deixar os pneus sempre cheios, pois quanto mais murchos estiverem, deformarão com mais facilidade. Se tiver uma bomba pode encher em casa, senão, leve até o posto pelo menos uma vez por mês.

Feche os orifícios para deixar o carro parado na garagem

Muita gente pensa no carro, mas esquece que existem pequenos animais que podem se esconder nele e causar sérios danos ao carro.

As portas e vidros devem estar fechados, assim como o tanque de gasolina. Se for abrir o carro para ventilar, faça isso por um período e fique por perto, depois, sempre mantenha tudo trancado, afinal, não vai querer encontrar um gato dentro dele quando voltar.

O escapamento também pode ser coberto com um pano ou tela para impedir que pequenos animais como roedores se escondam em seu veículo.

Umidade deve ser uma preocupação

Locais muito úmidos podem trazer alguns danos para o veículo, por exemplo, as garagens de prédios que são cobertas podem ter bastante umidade, o que pode acelerar a deterioração da pintura. Nesse caso, é indicado sempre passar um pano seco para evitar o problema.

O excesso de água somado ao calor pode também fazer com que a lona do freio grude no tambor, por isso é melhor deixar o carro desengatado quando possível.

A umidade dentro do carro também é uma preocupação, principalmente para quem usa o ar-condicionado. Antes de deixar o carro parado na garagem por muito tempo, ligue o ar quente por alguns minutos para evitar mofos e fungos nos dutos.

Cuide do visual do veículo

Muita gente não se importa em deixar o carro sempre limpo, o problema é que a sujeira pode danificar a pintura e causar manchas que não saem.

O ideal é fazer uma boa lavagem antes de estacionar o carro e isso deve ser feito com água e sabão, removendo bem os resíduos. Depois, o indicado é passar um pano seco para remover a sujeira e secar.

Por dentro também é necessário fazer uma boa limpeza. Retire o lixo para que ele não atraia pequenos animais e limpe o estofados e plásticos.

Adotando esses cuidados, quando voltar a andar com o carro ele estará bem cuidado e sem manchas.

Adote medidas em relação a bateria

A bateria é consumida mesmo com o carro desligado porque os componentes eletrônicos como relógio e alarmes continuam em funcionamento.

Uma das opções é retirar o cabo negativo da bateria. Isso fará com que ela dure por mais tempo.

Entretanto, essa ação traz alguns consequências como desprogramar os equipamentos eletrônicos e desligar o alarme. Se o carro não estiver em um local seguro, esse pode ser um problema.

A alternativa para que a bateria não precise ser desligada é ligar o carro por alguns minutos com frequência, em torno de uma vez por semana. Isso ajudará a manter a carga e não vai trazer problemas quando voltar a andar com o carro.

O que fazer ao voltar a andar com o carro?

Depois do carro parado na garagem por muito tempo ser religado, ele pode apresentar problemas, mesmo adotando alguns cuidados.

Estar com o seguro auto em dia pode ser uma solução, já que será possível acionar a assistência 24 horas para rebocá-lo até uma oficina mecânica, caso seja preciso, ou até conseguir um carro reserva no caso de emergências.

Mesma que a situação esteja mais difícil financeiramente, há opções de seguro de carro barato que podem ajudar em várias situações.

Se tudo funcionar bem ao sair de carro, uma preocupação a menos, porém, ainda será preciso tomar alguns cuidados.

Leve o carro até uma oficina para que possa ser feita uma revisão, pois será preciso trocar os óleos já que eles possuem validade e podem comprometer a mecânica do carro. O profissional verificará outros componentes que podem apresentar problemas e deverá substituir.

Feito isso, encha os pneus do veículo e faça a lavagem para tirar a poeira. Isso deve ser o suficiente para voltar a rodar depois de deixar o carro parado na garagem por muito tempo.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

COMENTÁRIOS