Menu

Carnaval eclético: Ouro Preto teve shows de samba raiz e hip hop no Palco Orlando Tropia nesse sábado (22)

23/02/2020 às 09:00
Tempo de leitura
3 min

O Palco Orlando Tropia, localizado em frente à Escola Estadual Dom Pedro II, teve um carnaval eclético para os foliões, nesse sábado (21), em Ouro Preto. Com o grupo Fundo de Panela, o espaço foi inaugurado e, mesmo com chuva, teve um samba raiz, que não poderia dicar de fora do evento.

A banda Fundo de Panela trouxe aquela tradicional roda de samba e tocaram sucessos de Alcione, Benedito de Paula, Adorinan Barbosa, Cartola e etc.

“Com toda essa variedade musical no carnaval de Ouro Preto, a gente optou pelo samba. É importante os jovens de hoje ouvirem esse som que tem 50, 60 anos já, porque esses artistas, em maioria, já se foram, mas a música deles fica. Todo mundo vai passar por esse mundo, vai embora, mas o samba fica”, comentou José Reis, vocalista do Fundo de Panela.

Cultura urbana

Carnaval de Ouro Preto teve shows de samba e hip hop

Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas

Após o show do grupo Fundo de Panela, artistas da cultura das ruas trouxeram o melhor do funk, hip hop e música eletrônica, fazendo com que o Palco Orlando Trópia se tornasse um espaço de diversidade cultural e de linearidade temporal da arte.

No primeiro momento, a dupla Nerfite e Osupa inauguraram as atividades da cultura de rua do carnaval de Ouro Preto. Dentre as músicas tocadas pelos DJs, o destaque ficou para as músicas de trap de Sidoka, do hip hop Rincon Sapiência e o funk de Anitta.

“O hip hop no carnaval de Ouro Preto, primeiramente, para mim, chega como uma forma de resistência, porque é uma música da comunidade que não é ouvida. Isso para mim é um ato político. Muitos gêneros nascidos do hip hop, como o funk, fala de drogas e sexo, mas querendo ou não, é um tipo de resistência porque é um tipo de música do morro”, comenta a DJ Osupa.

Após a dupla Nerfite e Osupa, o DJ Pátrida entrou no palco e trouxe um estilo musical bem diferente do comum, a rave, que está ganhando espaço nos bailes de favela. Esse tipo de música eletrônica está presente na evolução do gênero hip hop, sendo uma de suas vertentes.

“Eu acho que o carnaval de Ouro Preto, além de tradicional, tem um gancho para o novo também. E está tudo misturado, é um espaço bem aberto, carnaval, afinal de contas é isso, diversidade de pessoas e de musicalidade também”, comenta DJ Pátrida.

Além de músicas eletrônicas, o DJ Pátrida também remixou algumas canções já famosas do hip hop hidrogenadas nas remixagens. Com isso, o Palco Orlando Tropia se tornou um espaço plural com diversos estilos para o carnaval de Ouro Preto.

Veja também: Bloco do Caixão e Blocos Caricatos marcaram tarde de sábado em Ouro Preto

COMENTÁRIOS