Menu

Higor Vieira | Candidatos focam no voto útil já no primeiro turno

19/09/2018 às 01:54
Tempo de leitura
2 min

Logo após deixar a UTI do hospital Albert Einstein, no domingo (16), Jair Bolsonaro não perdeu tempo e foi logo para a internet fazer campanha.

O presidenciável gravou um vídeo para suas redes socais, onde afirma que, caso o candidato do PT, Fernando Haddad vença, ele irá conceder indulto ao ex-presidente Lula e nomeá-lo ministro da Casa Civil, logo no primeiro dia de governo.

O candidato do PSL pretende assim, conquistar o voto útil, ou seja, o voto daqueles eleitores que não querem à volta do PT ao Palácio do Planalto.

Geraldo Alckmin, candidato do PSDB, usa a mesma estratégia.

O tucano afirma ainda, em seus vídeos da propaganda eleitoral, que Bolsonaro pode significar a vitória do Partido dos Trabalhadores, isto porque, segundo pesquisas, o candidato perderia até para Haddad no segundo turno.

Especialistas avaliam que a estratégia pode dar certo, uma vez que o maior tempo de propaganda eleitoral na tv não fez a candidatura do tucano decolar.

A equipe de Alckmin espera que na reta final, eleitores de candidatos como Meirelles, Amoêdo e Álvaro Dias, por exemplo, possam redirecionar seu voto para ele, após avaliarem que a definição das eleições pode se dar entre Bolsonaro e Haddad.

Caso não dê certo, porém, estes votos podem migrar pra outro candidato, Ciro Gomes do PDT.

Se antes o voto útil era cobiçado no segundo turno, na eleição mais peculiar dos últimos tempos, ele se tornou destaque e pode definir o primeiro turno.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:41