Menu

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje (23) em todo Brasil

23/03/2020 às 08:36
Tempo de leitura
2 min

Se inicia nesta segunda-feira (23), a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe. A campanha teve seu início antecipado em decorrência da pandemia de novo coronavírus (COVID-19). Como o COVID-19 tem sintomas parecidos com o da gripe, a imunização pode auxiliar os profissionais da saúde na triagem dos caros de infecção pela doença que vem parando o mundo.

Em Minas Gerais, a campanha de vacinação se dará em três etapas. Na primeira, que se inicia na semana que vem, serão vacinados idosos, principal grupo de risco, e profissionais da saúde, que terão contato com os pacientes. A segunda etapa, que começará no dia 16 de abril, levará as doses a professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira e última etapa, com início no dia 9 de maio, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

De acordo com a  Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a meta é vacinar 90% do público prioritário, que representa 7 milhões de pessoas no estado.

Por causa do novo coronavírus, que impede aglomerações, o esquema de vacinação será de responsabilidade dos municípios, que traçará planos de organização e estratégia. A vacina não apresenta eficácia contra o COVID-19. Ela garante proteção apenas contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, tipos mais comuns e conhecidos de gripe. Para saber como funcionará a vacinação na sua cidade, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde municipal e ficar atentos aos órgãos oficiais de comunicação de cada localidade.

Veja também: Como proteger sua Saúde Mental em tempos de Coronavírus?

COMENTÁRIOS