Menu

Brasil é destaque nos Jogos Parapan-Americanos 2019

29/08/2019 às 16:00
Tempo de leitura
4 min

Os jogos Parapan-Americanos são um grande evento esportivo internacional para atletas com deficiências. O evento já começou e está sendo realizado em Lima, capital do Peru. As disputas vão até o dia 1° de setembro. Esta é a sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos, mais conhecido como “Parapan”. Esta é a primeira vez que um evento paralímpico é realizado no país.

Brasil no Parapan

Medalhas, recordes e histórias inspiradoras de superação: o Brasil possui uma participação marcante no evento. O país já alcançou o topo do quadro de medalhas no Para-pan Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e segue na frente este ano. Desde 1999, os brasileiros conquistaram 1.026 medalhas em Jogos Parapan-Americanos, sendo 445 de ouro, 310 de prata e 271 de bronze. Não é pra qualquer um, hein?

No total, a delegação brasileira em Lima é composta por 512 pessoas, incluindo treinadores, comissão técnica, atletas-guia e equipe de apoio. Dessa equipe, 337 pessoas são atletas, tornando-se a maior delegação na história dos jogos até o momento. Sendo assim, o Brasil possui competidores em todas as modalidades. Atletismo e natação são as modalidades que mais concentram os atletas brasileiros. Dentre os atletas, se encontram grandes nomes como Daniel Dias, medalhista da natação, Petrúcio Ferreira, do atletismo e Débora Menezes, do Taekwondo.

O evento, este ano, também possui o maior número de participantes mulheres na delegação; 121 mulheres representam o Brasil nos mais diversos esportes. Além disso, nosso país conta com a presença de Maria Clara da Silva, que tem apenas 15 anos e está brilhando em sua estreia na competição. Ela participa de três provas de atletismo da classe T47 (deficiência nos membro superiores).

A cidade de Lima marca um capítulo especial na história da delegação brasileira nos Jogos Parapan-americanos. Até esta quinta-feira (29), o Brasil conquistou um total de 195 medalhas na competição, sendo 75 de ouro, 64 de prata e 56 de bronze. Deste modo, nosso país está na frente dos outros 32 países. Em segunda posição no quadro de medalhas está os Estados Unidos, e em terceiro, o México.

Confira fotos dos atletas brasileiros nos Parapan 2019:

A atleta Verônica Hipólito

Sabe-se que um evento com essa dimensões exige muito esforço e dedicação dos atletas. Entretanto, como se trata de um evento paralímpico, as barreiras são ainda maiores. Deste modo, a velocista Verônica Hipólito é exemplo de extrema força e superação. A atleta passou por vários problemas de saúde e procedimentos cirúrgicos desde muito nova. Quando tinha apenas 12 anos, Verônica sofreu um AVC, logo depois, precisou retirar 90% do intestino grosso. Isso se deve ao fato de que o organismo dela produz tumores, resultando em uma série de complicações de saúde extremamente delicadas.

No entanto, nenhum problema impede que a atleta seja uma das melhores competidoras do Parapan. Em 2015, no Parapan de Toronto, ela voltou para o Brasil com três ouros e duas pratas, sendo a atleta mais premiada daquela edição dos jogos. Verônica tem também inúmeras outras premiações no atletismo, e os resultados do seu esforço a colocam como uma das maiores atletas do mundo na modalidade. A velocista está competindo no Parapan 2019, e é claro, já é medalhista.

Brasil é destaque nos Jogos Parapan-Americanos 2019

Verônica Hipólito – Crédito da foto: Reprodução/Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

Organização do evento

Os jogos são organizados pelo Comitê Paralímpico das Américas e acontecem a cada quatro anos, contemplando esportes como paratletismo, basquete em cadeira de rodas, ciclismo e paraciclismo, futebol em diversas modalidades, bocha, judô, natação, taekwondo tênis e tênis de mesa, voleibol, rugby, tiro desportivo, entre outras modalidades. Já o badminton, taekwondo e o tiro são três modalidades que estão estreando nos jogos.

O mascote do Parapan é o Milco, uma estátua que homenageia as culturas das antigas civilizações que viveram na costa central do Peru. O Milco nasceu em 2017, mas carrega a herança de uma cultura nascida no ano 1200.

Os jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 estão sendo transmitidos pelos canais SporTV, no Brasil, com total exclusividade do evento. A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 1° de setembro, às 19 horas.

Vale lembrar que os jogos classificarão os atletas para vagas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020. Vamos torcer para nossos atletas!

COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/11/2021 às 20:57