Menu

Bolsonaro faz declaração polêmica sobre governador do Maranhão: “O pior”

20/07/2019 às 21:00
Tempo de leitura
3 min

O presidente Jair Bolsonaro causou indignação e revolta, mais uma vez, na última sexta-feira (19). Informalmente, uma conversa de Bolsonaro com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi captada por microfones quando os dois sentaram à mesa com jornalistas e veículos estrangeiros em café da manhã no Palácio do Planato. Na parte captada, Bolsonaro critica o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ao falar “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”. Além disso, também aconselhou o ministro da Casa Civil, a ‘não dar nada a ele’, dizendo “Não tem que ter nada para esse cara”, afirmou o presidente.

Uma emissora pública ligada ao governo, a TV Brasil, é quem captou o áudio. Eles transmitiam o café da manhã ao vivo na íntegra. O restante da conversa é inaudível, fazendo com que não seja possível entender o contexto completo do que eles diziam.

Manuela D’Ávila postou em seu instagram o trecho da conversa e explicou o que significa o termo “Paraíba” usado por Bolsonaro:

View this post on Instagram

No Rio de Janeiro, há uma expressão racista que diz que todo nordestino é Paraíba. Ou seja, paraíba é o nome genérico dado a qualquer nordestino. Bolsonaro é carioca. Em São Paulo o termo equivalente é baiano. Dessa maneira, a frase de Bolsonaro é ainda mais grave: "Dos governadores de 'Paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara". Estamos diante de um caso análogo ao de racismo pelo qual ele foi réu no STF. O Presidente da República pode ofender dessa maneira a população de nove Estados do Brasil?

A post shared by Manuela d'Ávila (@manueladavila) on

A cantora Alcione também se pronunciou:

View this post on Instagram

Presidente Bolsonaro, eu não votei no senhor e não me arrependo. Eu sou uma brasileira que não torço contra o governo, não sou burra. Eu sei que se torcer contra, estou torcendo contra o meu país. Agora meu pai sempre me dizia, que meu avó já dizia para ele: “QUEM QUER RESPEITO, SE DÁ”. E o senhor não está se dando respeito. O senhor precisa respeitar o povo nordestino. RESPEITE O MARANHÃO. O senhor tem medo de facada, tem medo de tiro, mas o senhor precisa ter medo do pensamento. O pensamento é uma força. Pense em mais de 30 milhões de nordestinos pensando contra o senhor? Comece a nos respeitar. RESPEITE O POVO BRASILEIRO. (Alcione)

A post shared by Alcione (@alcioneamarrom) on

Governadores do Nordeste do país, por carta distribuída pela assessoria de Dino na noite de sexta-feira, consideraram a fala como uma forma de retaliação. Na carta, eles cobram explicações do presidente. Afirmam que receberam “Com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”. E concluem “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”.

A nota ainda diz “Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”.

Nas redes sociais, os governadores do Maranhão e da Paraíba também se posicionaram abertamente:

Leia a íntegra da carta:

“Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.”

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.
Na próxima semana, Bolsonaro tem uma viagem prevista para o Nordeste,  onde participará da inauguração de um aeroporto em Vitória da Conquista, na Bahia.
COMENTÁRIOS
Última atualização em 01/09/2020 às 20:34