Menu

Betim e Teófilo Otoni promovem retorno gradual do comércio

22/04/2020 às 13:32
Tempo de leitura
3 min

Na contramão de cidades como Belo Horizonte, que enrijeceu mais suas determinações do isolamento social, as cidades de Betim, na região metropolitana da capital, e Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, começaram a promover hoje (22), o retorno gradual do comércio nos municípios.

Apesar do retorno, a fiscalização passou a ser mais intensa e normas passaram a ser adotadas para o funcionamento dos comércios que retornam.

Betim

Em Betim, o retorno vale para estabelecimentos que não geram aglomeração de pessoas. Para funcionarem, os comércios precisarão fornecer álcool para funcionários e clientes, limitar o número de clientes nos estabelecimentos e delimitar distância mínima de um para outro, fiscalizar o uso de máscaras por todos os funcionários e clientes que estiverem dentro dos estabelecimentos, além higienizar produtos e máquinas de cartão, entre outros pontos destacados no Decreto em vigor na cidade.

A fiscalização se dará por meio de forças-tarefas compostas por mais de 100 funcionários da administração municipal que se dividirão em 30 equipes formadas por profissionais da Vigilância de Saúde, Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Procuradoria Geral do Município, por meio do Procon.

Teófilo Otoni

Já em Teófilo Otoni, o Decreto 8.035 permite a retomada de atividades desde que os empresários adotem algumas medidas como funcionamento de somente quatro horas diárias, de 8h às 12h ou de 14h às 18h, de acordo com segmentos; promoção de sistema de escalas e revezamento de turnos para reduzir aglomeração de funcionários; disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os funcionários; disponibilização de álcool 70% ou medidas de higiene para os clientes, entre outros.

De 8h às 12h funcionarão em Teófilo Otoni comércios de: artigos médicos e ortopédicos; livros, jornais e papelarias; materiais de informática e comunicação; comércio de veículos e motocicletas; comércio de peças automotivas e acessórios; artigos de utilidades domésticas, similares e artigos infantis; lojas de materiais de escritório e papelaria.

De 14h às 18h funcionarão em Teófilo Otoni comércios de: perfumaria e cosméticos; móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; óticas; tecidos, vestuários, calçados e demais artigos de moda; prestadores de serviços diversos.

Já os estabelecimentos em Teófilo Otoni que atuam em mais de um segmento simultaneamente deverão escolher entre algum dos horários.

Veja também: Mais três óbitos são confirmados e Minas Gerais chega a 47 mortes por coronavírus