Menu

Barragem da Vale em Nova Lima tem risco de rompimento reduzido

06/06/2019 às 11:00
Tempo de leitura
3 min

A mineradora Vale anunciou que a Barragem Vargem Grande reduziu o nível do risco de rompimento de 2 para 1. A barragem fica localizada em Nova Lima e estava no nível 2 desde fevereiro deste ano. Portanto, após a medida, os moradores que haviam sido retiradas de suas casas, pelo risco de rompimento, poderão voltar.

Registrada no sistema da Agência Nacional de Mineração (ANM), a alteração do nível de risco foi feita pela Vale no dia 04. A mineradora afirmou que a redução do risco se deu pelas obras de melhorias que estão sendo realizadas desde janeiro.

A vale afirmou em nota, que fará uma reunião com os 51 moradores do condomínio Solar da Lagoa e das vilas “A” e Codornas que foram retirados das zonas de risco. Dessa forma, após uma avaliação da Defesa Civil, os moradores poderão voltar para suas residências. A Vale havia decidido evacuar as zonas de risco por questões de segurança.

BR-356

Por conseqüência da redução do risco, a Vale afirmou que o monitoramento da BR-356, não irá mais ocorrer. A BR-356 é um dos pontos que poderiam ser atingidos pelo rompimento da barragem. Desde fevereiro, o trecho que liga Ouro Preto à Belo Horizonte está com medidas de segurança.

O trecho já foi fechado totalmente em fevereiro. Em seguida, houve a implantação do Pare e Siga. Já em abril, houve a introdução da estrutura de monitoramento. Com a liberação da via, a BR-356 irá voltar ao normal.

Durante o tempo que a rodovia estava em risco, deputados chegaram a discutir sobre a reativação de um trecho ferroviário, que ligava Belo Horizonte à Ouro Preto. O trecho estava parado desde a década de 90, após a privatização da Vale.

Obras na barragem

Em nota, a Vale informou que ocorreram ações na estrutura da barragem para que o risco de rompimento fosse reduzido. De acordo com a mineradora, as melhorias vem sendo implantadas desde janeiro, e já houveram diversos trabalhos. A nota afirma que durante o tempo houve:

“Rebaixamento do nível de água do reservatório. Limpeza dos canais de drenagem e estudos de sensibilidade para avaliação do impacto do rebaixamento do nível d’água na estabilidade da barragem. E uma detalhada avaliação técnica das deformações apresentadas no sistema de monitoramento por inclinômetros.”

Inclinômetros são instrumentos instalados em furos de sondagem para medição de deformações. A intenção da empresa é que com a continuação das obras de segurança, a estrutura seja retirada do alerta de rompimento.

COMENTÁRIOS