Menu

‘As Viúvas’: uma explosiva discussão sobre a força das mulheres, racismo e política

18/07/2020 às 08:00
Tempo de leitura
3 min

O livro “As Viúvas” (“Widows” – título original), suspense da escritora inglesa Lynda La Plante, apresenta a história de três mulheres que orquestram um assalto depois que seus maridos criminosos morrem em um assalto que não deu cerrto. A história se passa em Londres no ano de 1984.

Harry Rawlins planejava roubos e assaltos há quase vinte anos e era conhecido por ser organizado e implacável. Quando ele é morto em um assalto a um carro forte que deu errado, junto com dois de seus colegas criminosos, os violentos irmãos Fisher começam a procurar seus livros, nos quais Harry documenta todos os detalhes de cada trabalho. A viúva de Harry, Dolly, fica devastada pela perda de seu marido, mas ela também está determinada a não permitir que os Fishers ou a polícia tenham acesso aos livros de Harry. Ela recruta as outras viúvas para ajudá-la a realizar o trabalho que matou seus maridos numa espécie de homenagem a eles. A princípio, as três mulheres, que não podiam ser mais diferentes, resistem em trabalhar juntas, mas gradualmente elas formam uma amizade por meio de uma atividade de vínculo não convencional. Mas ainda há o problema do quarto homem, aquele que se afastou do assalto de Harry e pode antecipar todos os seus movimentos.

O romance começa devagar; os escritos de La Plante são densos, e há muitos personagens a serem seguidos. Mas quando as mulheres começam a trabalhar em direção a seu objetivo, elas se tornam personagens complexas e interessantes. Eles não são completamente agradáveis, têm gênios distintos, mas isso prova a capacidade da autora de escrever mulheres realistas que nem sempre são bonitas, encantadoras ou até sensatas. Elas são sobreviventes, honestas, determinadas, inteligentes e super corajosas.

Com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, Lynda La Plante é a rainha indiscutível do thriller britânico, uma espécie de Agatha Christie (1890-1976) moderna, mas ainda desconhecida no Brasil. Cada um de seus romances é um sucesso público e crítica. Seu mais recente livro, “As Viúvas”, deu vida ao filme homônimo, lançado em 2018, com roteiro e direção de Steve McQueen (“12 anos de escravidão”) e elenco estelar que conta, entre outros, com Viola Davis, Michelle Rodríguez, Colin Farrell e Liam Neeson.

Assista o trailer:

YouTube video
COMENTÁRIOS