Menu

Aprenda a fazer um delicioso purê de mandioca com queijo gratinado

02/04/2020 às 09:00
Tempo de leitura
2 min

Para variar o nosso cardápio do dia a dia, o Mais Minas preparou uma receita de dar água na boca: o purê de mandioca com queijo gratinado. Essa receita é para quem quer sair da mesmice do purê de batata, mas continua amando purê. Ela lhe dará a oportunidade de variar o cardápio usando mandioca como ingrediente principal, podendo ser usada também a carne moída no meio só para citar uma proteína.

A mandioca é uma ótima opção de carboidrato, é rica em vitamina C, minerais e ótima fonte de fibra, além de ser antioxidante. É facilmente encontrada no Brasil e pode ter outros nomes como aipim, macaxeira, castelinha, uaipi e outros nomes. Ela já faz parte da nossa culinária usada como farinha, cozida no café da manhã, frita para tirar-gosto, no frio como caldo, e muito mais.

Receita de Purê de Mandioca com queijo

Ingredientes:

  • 2 kg de mandioca;
  • 2 colheres de manteiga ou margarina;
  • 2 colheres de requeijão;
  • 2 colheres de parmesão ralado;
  • água do cozimento da mandioca;
  • 200 gramas de mussarela ralada;
  • orégano a  gosto;
  • sal a gosto.

Modo de Preparo:

  1. Descasque  e corte as mandiocas;
  2. Coloque em uma panela grande e cubra com bastante água, pode usar a panela de pressão para ir mais rápido, cozinhe até ficar bem macia;
  3. Quando estiver bem cozida coloque aos poucos no processador ou liquidificador e bata; pode utilizar um pouco d’água do cozimento para ajudar a triturar.
  4. Assim que estiver toda mandioca pastosa, colocar em uma panela e misturar o requeijão, a manteiga, parmesão e o sal, tomando cuidado, pois os queijos e a manteiga já possuem um pouco do sal;
  5. Ligue o forno e mexa bem até descolar da panela, cuidado para não queimar o fundo.
  6. Coloque em um refratário grande e cubra com a mussarela;
  7. Polvilhe o orégano;
  8. Leve ao forno por 15 minutos e sirva.

Leia também: Faça um delicioso lombo assado com cebolinhas douradas.

COMENTÁRIOS