Menu

Amiga Música: livro aproxima a criançada do universo musical

22/04/2020 às 14:15
Tempo de leitura
4 min

A música tem sido uma importante companheira nesta quarentena para pessoas de todas as idades e de todos os cantos do mundo. Para levar um alento para os que estão na linha de frente e entreter os que podem ficar em casa, a Orquestra Ouro Preto tem disponibilizado diferentes concertos nas principais plataformas digitais. Além disso, o Maestro Rodrigo Toffolo tem feito lives semanais contando a história dos discos, os bastidores das gravações e resgatando a trajetória de 20 anos da Orquestra.

Essa semana, será a vez de aproximar também a criançada do universo musical. No dia 24 de abril, às 16h, o Maestro Rodrigo Toffolo apresenta no Instagram, o livro infantil “Amiga Música”. Lançado em 2017, a publicação marca a primeira incursão do maestro no universo literário, acompanhado de um dos principais nomes da literatura infantil, Ziraldo, que ao lado do Mig assinam a ilustração.

Inspirado em sua filha Beatriz, “Amiga Música” conta a história de como a garotinha desvenda as belezas e os mistérios da vida por meio da música. A narrativa acompanha o crescimento da personagem que descobre, aos poucos, que na maravilhosa experiência de viver, a música é uma companheira e estará sempre presente nos momentos mais alegres e naqueles nem tão felizes. É assim que, ainda bebê, ela percebe que o mundo é rodeado de sons.

O livro é interdisciplinar e adota um ponto de vista lúdico e pedagógico, para estimular o sonho e a imaginação das crianças, aproximá-las do universo musical. “Há várias maneiras de se falar de música para um público tão exigente como as crianças. Podemos, por exemplo, gastar horas explicando conceitos da teoria musical e outras nuances. Certamente, nenhuma criança se interessaria. Por isso o livro aposta na força da imaginação como um caminho interessante para apresentar o mundo da música”, comenta Toffolo.

Distribuído pela editora Moderna, o livro está à venda nas principais livrarias do país. Amiga Música também pode ser comprado na loja online da Orquestra Ouro Preto (www.orquestraouropreto.com.br/shop).

Amiga Música: livro aproxima a criançada do universo musical

Maestro Rodrigo Toffolo autografa livro no dia de seu lançamento – Crédito da foto: Iris Zanetti/Divulgação

Programação das lives

No ano em que comemora 20 anos de atuação, a Orquestra disponibiliza nas mídias digitais todos os discos gravados, retrospectivas e ações feitas “Muito Além da Música”, como o Núcleo de Apoio a Bandas, o Prêmio Orquestra Ouro Preto, o livro Amiga Música, intercâmbios e parcerias.

Acompanhe as redes sociais e confira a programação das próximas lives da Orquestra nessa quarentena:

– Dia 24 de abril, sexta-feira, às 16h

Live sobre o livro Amiga Música escrito pelo Maestro Rodrigo Toffolo com ilustração do Ziraldo.

– Dia 1º de maio, sexta-feira, às 16h

Live sobre o disco Quem Perguntou Por Mim

Um pouco mais sobre a história da orquestra

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs.

Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto. Mais informações: www.orquestraouropreto.com.br.

Veja também: Amazon libera 50 mil ebooks para download gratuito, mas por tempo limitado