Menu

Aliança da Piedade, a entusiasta escola de samba do carnaval de Ouro Preto 2020

11/02/2020 às 21:00
Tempo de leitura
4 min

A Escola de Samba Aliança da Piedade é uma das que ingressaram recentemente na Liga das escolas de Ouro Preto. Fundada em 14 de maio de 2015, ela teve seu primeiro desfile oficial no ano passado, quando conseguiu a segunda colocação, mas como houve uma irregularidade dentro dos critérios de avaliação, perdeu pontos e acabou na quarta posição e perdendo o pódio.

 
O presidente da Aliança, Wagner Batista, comenta sobre a função da escola na comunidade do bairro Piedade. “As escolas de samba tem a função de trazer pessoas para tocarem instrumentos, talvez fugir de um caminho ruim e tudo mais. E escola de samba é bom para as crianças também. Nós temos a ideia de fazer a escola mirim para que tenhamos componentes conosco desde jovens mesmo. Apesar de não termos essa estrutura ainda, é uma ideia”.

Funcionamento

Aliança da Piedade, a entusiasta escola de samba do carnaval 2020

Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas


Por ser uma escola muito nova, os processos de desenvolvimento e trabalho estão em processo de evolução. E, ao observar o movimento das escolas de samba de Ouro Preto, é possível ver uma cooperação entre as agremiações para que todas tenham condições de desfilar na Praça Tiradentes.
No caso da Aliança, pessoas do bairro Taquaral e Morro Santana auxiliam a escola para que possa ter uma bateria potente para o carnaval.
Quanto à escolha dos temas, a decisão é restrita, pelo o menos até que o primeiro título do carnaval de Ouro Preto chegue para a Aliança da Piedade. “Por enquanto quem escolhe o tema sou eu. Quando eu ganhar um título, ou dois, ou três, aí vou dar a oportunidade para as pessoas escolherem o tema. Porque eu fico o ano todo pensando em carnaval, então eu já deixo o diamante no jeito para minha comunidade só lapidar. Eu já tenho três temas em mente e três sambas enredo prontos”, declarou Wagner, presidente da escola.
No último carnaval, a Aliança desfilou com cerca de 200 pessoas, considerado um bom número para início.

Pessoal

Aliança da Piedade, a entusiasta escola de samba do carnaval 2020

Wagner Batista, presidente da Aliança da Piedade. Crédito da foto: Rômulo Soares / Mais Minas


Wagner Batista é presidente da Aliança da Piedade há dois anos, mas está nela desde sua fundação ajudando na bateria, na confecção e organização da escola.
“Minha família sempre gostou de escolas de samba e me levavam aos desfiles quando eu era pequeno. Eu aprendi a tocar com os filhos dos integrantes do Bloco Zé Pereira dos Lacaios. A gente tocava com latas, tamborim de guarda-chuvas, baldes e etc. A nossa escolinha se chamava “Sonho de Criança”, e é um sonho que hoje se tornou realidade”, conta Wagner.

Carnaval

Aliança da Piedade, a entusiasta escola de samba do carnaval 2020

Crédito da foto: Anne Souza / PMOP


O tema da Aliança da Piedade para o carnaval de 2020 é sobre super heróis, com o lema “acreditar em super heróis para realizar sonhos”. E a expectativa que os sonhos da novata escola continuem sendo alcançados e, claro, que a taça finalmente chegue até a Aliança. 
“No ano passado tivemos algumas dificuldades, mas acredito que no carnaval deste ano, iremos entrar na competição com um nível mais parelho. Agora, muitos vão poder ver e sentir a força da Aliança da Piedade”, declarou Wagner, presidente da Aliança, com muito entusiasmo.
Leia também: Do mirim ao profissional, a Mocidade Independente Princesa Isabel estreia entre as grandes no Carnaval de Ouro Preto

COMENTÁRIOS