Menu

Acaba o estoque de vacinas contra gripe em Belo Horizonte

31/03/2020 às 16:28
Tempo de leitura
2 min

Acabaram as doses de vacina contra a gripe disponíveis em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a chegada de uma nova remessa para retomar a vacinação é aguardada pelo município.

A campanha da vacinação contra a gripe foi antecipada este ano em decorrência da pandemia do coronavírus. Esta primeira fase tem como objetivo priorizar os idosos, que fazem parte do grupo de risco do COVID-19, e também os profissionais de saúde, já que atendem pessoas com sintomas da doença. Até o momento, Belo Horizonte recebeu 315 mil doses de vacina contra a H1N1, mas ainda não há prazo para que a nova remessa seja repassada pelo Ministério da Saúde.

Para que a campanha de vacinação tenha continuação, é necessário que haja o repasse de cerca de 785 mil doses.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério da Saúde assumiu o compromisso com as cidades de fornecer a vacina para todo público-alvo da campanha, no caso os idosos e profissionais da saúde. Na capital mineira, o total de pessoas que se adequam a esse critério corresponde à 1,1 milhão de assistidos. Nesta primeira fase, o objetivo é imunizar cerca de 400 mil pessoas em BH.

Campanha de vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação teve início na semana passada inicialmente para idosos. Apesar dessa antecipação das vacinações, as doses não trazem imunização eficácia contra o coronavírus, mas sim de sintomas como os da doença, que são parecidos com os da gripe, facilitando a diferenciação dos diagnósticos dos casos suspeitos do COVID-19.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a influenza está prevista para acontecer no dia 16 de abril. Nesta etapa serão atendidos as equipes de salvamento, como o Corpo de Bombeiros (CBMMG), e os professores.

Após isso, na terceira fase da campanha, haverá a vacinação para o restante do público-alvo, como grávidas e mulheres que estão em fase de pós-parto.

A Drogaria Araújo está dentro desta campanha de vacinação, prestando atendimento da população, com prioridade aos idosos.

Veja também: Prefeitura de Belo Horizonte contrata profissionais da área de saúde