Menu

Ministro da Educação anuncia que abertura do Sisu foi adiada para julho

16/06/2020 às 14:56
Tempo de leitura
2 min

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava marcado para ser aberto nesta terça-feira (16), terá um atraso de quase um mês. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, através de sua conta no Twitter.  A previsão é de que o programa tenha abertura para as inscrições a partie do dia 7 até o dia 10 de julho.
Apesar do anúncio, Weintraub não explicou o motivo do atraso.
“O edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, as instituições públicas já disponibilizaram 51 mil vagas (nº pode subir). Novidade: haverá oferta em cursos a distância”, informou Weintraub.
O atraso repercutiu negativamente nas redes sociais com a #CadeOSisu2.


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a plataforma em que os estudantes que realizaram a prova do Enem 2019 tem para escolherem os cursos e concorrerem nas vagas das universidades públicas. Essa é a seleção para o ingresso no segundo semestre de 2020, que normalmente começa a ter suas aulas em agosto, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário letivo terá atraso.

Ensino à distância

No fim do mês de maio, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que permite o Sisu a ofertar vagas na modalidade de ensino à distância (EaD) a partir já deste processo seletivo do segundo semestre.

Enem 2020

Já o Enem 2020 segue ainda sem data definida, já que os alunos e demais apoiaram a iniciativa pois estão com aulas suspensas e seria inviável realizar a prova em novembro deste ano.

O MEC abriu uma enquete para que os candidatos escolhessem uma nova data para as provas, entre as opções, há duas para 2021. O período de votação abrirá na próxima sexta (20) e segue até 30 de junho.

Os inscritos deverão acessar a Página do Participante, com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do governo federal, e indicar um dos períodos disponíveis.

COMENTÁRIOS