Menu

A liberdade de imprensa é um direito humano!

13/06/2020 às 14:07
Tempo de leitura
1 min

No dia 07 de junho comemora-se o dia da liberdade de imprensa no Brasil (mundialmente, a data também é comemorada no dia 03 de maio, conforme instituído pela ONU).

A informação é o primeiro passo para mudar – é por isso que não apenas governos autoritários temem a imprensa. Onde a mídia não pode denunciar injustiça, abuso de poder ou corrupção, não há controle público, formação de opinião livre e reconciliação pacífica de interesses.

“Todos os seres humanos têm direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”, artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (dezembro de 1948).

Onde não é permitido relatar de forma independente e onde as pessoas não podem expressar livremente suas opiniões, outros direitos humanos também são violados. Portanto, a liberdade de informar e ser informado é sempre um parâmetro confiável para o respeito pelos direitos humanos universais em um país.

COMENTÁRIOS