Menu

‘A Cabana’: o lugar onde sofrimento e eternidade se encontram

05/04/2020 às 10:00
Tempo de leitura
3 min

O filme “A Cabana” (The Shack”), lançado em 2017, propõe abordar uma questão que surge com certa frequência: “Se Deus é bom, por que o sofrimento?” Isso é apreciável, e certos elementos do filme são relevantes para essa questão. Um homem que teve uma vida cheia de sofrimento, que carrega uma amargura na alma e acaba afundando em uma profunda depressão.

Esse homem recebe uma carta convidando-o para uma cabana no meio de uma floresta. Lá ele conhece um trio misterioso, apresentado como as três pessoas da Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É este encontro que mudará sua vida e a de sua família. Da dor insuportável, o tal homem começa a mergulhar em uma fantástica mensagem de esperança.

Baseado no best-seller mundial do escritor canadense William P. Young, o filme propõe um diálogo interessante sobre o cristianismo, bem como sobre a fé. Mackenzie Allen Phillips (Sam Worthington), é um homem de família cristã que luta contra sua fé após o sequestro e a morte de sua filha precocemente. Mergulhado na depressão e no sentimento de culpa, ele quase se isolou totalmente do mundo até receber o misterioso convite para a tal cabana.

No filme, a Santíssima Trindade é representada em forma humana por três pessoas: o Pai, como uma mulher negra; o Filho, como um jovem do Oriente Médio com um estilo levemente moderno; e o Espírito Santo como uma mulher de origem asiática. Neste caso, o autor parece querer contrariar a ideia popular que Deus é um homem velho de barba e cabelos brancos sentado numa espécie de trono com um cajado na mão.

Nas entrelinhas, o longa transmite uma mensagem de conforto e esperança dizendo que em algum momento de nossas vidas, cada um de nós passará por momentos difíceis, muitas vezes insuportáveis e desejaremos que algo aconteça ou que alguém nos ajude a não perder a esperança e sair vitorioso dessas situações. Um conflito interno de fé que é desenvolvido no decorrer da história.

Afinal, você consegue imaginar estar em uma situação difícil, sem encontrar saída e, de repente, Deus lhe envia uma carta propondo ajuda, mas, para isso, você precisaria enfrentar seus próprios medos? A resposta para esta pergunta é a essência de “A Cabana”. Até porque, a cabana no meio da floresta é o local onde a filha de Mack foi assinada.

Assista o trailer:

YouTube video

Leia também: ‘O Poço’, novo filme da Netflix, mostra que o homem é o lobo do homem