Menu

20 episódios do Rap Box para assistir na quarentena – parte 2

05/05/2020 às 12:42
Tempo de leitura
6 min

Com mais de 160 episódios lançados e oito anos de estrada, o Rap Box é uma das iniciativas mais bem sucedidas da história do rap nacional. Produzido pelos estúdios Casa 1, o projeto começou no canal da produtora e depois ganhou o seu próprio, se tornando o carro chefe da empresa. Posteriormente a série acabaria perdendo um pouco de espaço para novos trabalhos dentro do próprio canal, mas sempre se manteria na ativa, como é até hoje.

Para homenagear esse projeto tão importante do rap nacional e te ajudar a ocupar seu tempo durante a quarentena, listarei aqui 20 episódios de destaque do programa para você conferir e curtir. Para ficar mais prático, dividi a lista em duas partes. A primeira já foi foi lançada e você pode conferir clicando aqui. Confira agora o restante das indicações:

Episódio 139: Recayd Mob – “Lifestyle Fake”

Em 2017 o trap ainda estava começando a explodir no Brasil. Na época, uma das grandes promessas brasileiras dessa vertente era o coletivo Recayd Mob, que posteriormente se tornaria a sua maior referência no país. Na edição 139 do Rap Box, o grupo apresentou a faixa “Lifestyle Fake”, que também esteve presente no disco Calzone Tapes Vol.2, lançado naquele mesmo ano. 

YouTube video

Episódio 48: Facção Central “Colecionador de Lágrimas”

Com mais de 30 anos de estrada, o Facção Central é um dos maiores grupos da história do rap brasileiro. Com diversas formações e membros, se mantém de pé até os dias de hoje. Em 2014, pouco após a saída de Eduardo,seu ex-líder, o Facção foi o destaque da 48ª edição do Rap Box. “Colecionador de Lágrimas” é uma boa pedida para os fãs do rap oldschool.

YouTube video

Episódio 120: Djonga “Geminiano”

Outro grande episódio lançado em 2017, foi o 120, que apresentou a faixa “Geminiano”, de Djonga. Essa foi a sua segunda participação no programa, sendo a primeira solo. O rapper mineiro ainda estava caminhando para se tornar o ícone que virou. A música escolhida para essa edição também integra o aclamado disco Heresia.

YouTube video

Episódio 30: Karol Conká “Bate a Poeira”

Grande artista brasileira, Karol Conká como um dos maiores nomes do rap e do pop no Brasil. Em 2013, a cantora bateu a poeira e levantou a autoestima de muita gente com sua participação no episódio 30 do Rap Box. A segunda parte de “Bate a Poeira”, lançada alguns depois, integrou a trilha sonora da novela Malhação – Viva a Diferença

YouTube video

Episódio 100: Froid | Rod | Dalsin | SpVic “Veredicto”

Em 2016, o Rap Box atingiu a marca de 100 episódios lançados. Para comemorar o feito, foi lançado uma série de quatro episódios especiais, onde diversos MC’s se juntaram e participaram de quatro cyphers. O primeiro deles, logo no centésimo episódio, foi Veredicto, que contou com Rod, Dalsin, SpVic e Froid. A iniciativa foi um sucesso e deu início a outra série do canal, o CypherBox. 

YouTube video

Episódio 135: Victor Xamã – “José Aldo”

Outra indicação é o episódio 135, gravado por Victor Xamã, o principal nome do rap na região Norte do Brasil. Nessa edição, o amazonense apresentou a faixa “José Aldo”, que faz referência ao lutador brasileiro duas vezes campeão da categoria peso-pena do UFC. O atleta é natural de Manaus-AM e uma das grandes referências do estado de Victor.

YouTube video

Episódio 89: Um Barril de Rap part. Syro – “Memórias em Blocos”

Um dos grupos de rap mais aclamados do Brasil nos últimos anos foi o Um Barril de Rap. Formado por Yank, Froid, Disstinto e Sampa, o ‘UBR’ participou da edição 89 do Rap Box com a faixa “Memórias em Blocos”. Posteriormente o coletivo se dissolveria. A música ainda conta com a participação do rapper $yro.

YouTube video

Episódio 149: Don L – “Verso Livre | O Mundo É Nosso Part. 2”

Em 2018, Don L fez sua segunda participação no Rap Box “Verso Livre | O Mundo É Nosso Part. 2” foi a faixa escolhida pelo rapper cearense para compor a 149ª edição do programa. A primeira parte dessa música foi lançada mais de uma década atrás, no de 2007, na mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa, lançada pelo grupo Costa a Costa, o qual Don L fazia parte. Em 2013, em sua primeira aparição no canal, participou do episódio 35 do projeto e cantou “Doce Dose”, com Léo Grijó.

YouTube video

Episódio 70: Haikaiss – “Mente do Compositor” 

Parte do disco duplo Fotografias de um Instante, lançado pelo Haikaiss em 2014, “Mente do Compositor” ganhou nova versão na 70ª edição do Rap Box. Essa foi a segunda participação do grupo paulista no programa. Eles já haviam aparecido anteriormente no episódio 20, lançado em 2013. 

YouTube video

Episódio 111: Baco Exu do Blues – “Tropicália” 

Quase quatro anos atrás, logo após o lançamento da polêmica e marcante disstrack “Sulicídio”, Baco Exu do Blues e Diomedes Chinaski foram convidados para apresentar seus trabalhos no Rap Box. Na edição 111 do programa, o Brasil conheceu a faixa “Tropicália”, uma das melhores da carreira de Baco. Além da música, o episódio também ficou marcado pela entrevista que o rapper baiano concedeu ao programa e que gerou polêmicas que foram assunto quente durante semanas.

YouTube video

Para conferir mais listas como essa e outros textos e entrevistas com grandes nomes do rap nacional, fique de olho aqui no Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas.

Veja também: 20 episódios do Rap Box para assistir na quarentena – parte 1

COMENTÁRIOS